RESUMO: O presente artigo é baseado na proposta de ensino da disciplina PPP1 (Processos Formativos em Espaços não Escolares), ministrada no Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Esse trabalho relata a experiência de três observações realizadas em uma Associação localizada na cidade de Olinda/Pernambuco, que tem como finalidade refletir sobre as práticas educativas realizadas nesse espaço. O objetivo dessa pesquisa é compreender o envolvimento da Associação com o trabalho educativo e investigar de qual forma a entidade trabalha a temática dos direitos humanos. Para isso, analisou-se uma entrevista semi-estruturada, como instrumento de coleta de dados que fora aplicada ao coordenador da Associação. Para tanto, optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa, com objetivo descritivo e o delineamento estudo de campo como procedimentos metodológicos. O participante da pesquisa foi um coordenador pedagógico do turno da manhã. Observou-se a prática dos/as educadores sociais junto com crianças e adolescentes. O apoio teórico está embasado principalmente nas concepções de Gadotti (2005) e Gohn (2006, 2011) que respaldam suas contribuições significativas no que se refere à educação não formal e as práticas educativas. As considerações desse estudo apontam as práticas educativas realizada em um espaço não formal.