EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS COM PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS DO SUL E SUDESTE DO BRASIL
"2020-12-10 10:13:23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72818 "edicao_id" => 148 "trabalho_id" => 160 "inscrito_id" => 705 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS COM PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS DO SUL E SUDESTE DO BRASIL" "resumo" => "AS ATIVIDADES PR?TICAS POSSIBILITAM A INTERA??O ENTRE O ESTUDANTE E MATERIAIS CONCRETOS, O QUE FACILITA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM, ESPECIALMENTE SOBRE CONTE?DOS QUE S?O ABSTRATOS E COMPLEXOS DE SEREM TRABALHADOS DE FORMA TE?RICA. ASSIM, TORNA-SE FUNDAMENTAL PENSAR NA FORMA??O DE PROFESSORES PARA O USO DA TECNOLOGIA, EM SALA DE AULA, QUER PARA A REALIZA??O DE ATIVIDADES PR?TICAS, QUER PARA A REALIZA??O DE VISITAS DE ESTUDO VIRTUAIS OU REALIZA??O DE OUTRO TIPO DE ATIVIDADES PEDAG?GICAS COM RECURSO A PLATAFORMAS INTERATIVAS DE APRENDIZAGEM. ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO DISCUTIR A IMPORT?NCIA DAS ATIVIDADES PR?TICAS DE CI?NCIAS DESENVOLVIDAS COMO UMA METODOLOGIA QUE AUXILIE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCA??O B?SICA E A IMPORT?NCIA DA FORMA??O DOS PROFESSORES, NA ?REA DA TECNOLOGIA, PARA A DIVERSIFICA??O DE ATIVIDADES A REALIZAR. PARA ISSO, S?O APRESENTADOS RELATOS DE EXPERI?NCIAS DID?TICAS, DURANTE AULAS DE CI?NCIAS, COM ESTUDANTES DE ENSINO FUNDAMENTAL II E DE ATIVIDADES COM FUTUROS PROFESSORES (LICENCIANDOS EM CI?NCIAS BIOL?GICAS) E PROFESSORES (MESTRANDOS EM ENSINO DE CI?NCIAS E PROFESSORES DE UMA ESCOLA PARTICULAR DE EDUCA??O B?SICA). ? POSS?VEL PERCEBER, NA ROTINA DA SALA DE AULA, QUE A APLICA??O DE ATIVIDADES PR?TICAS BEM PLANEJADAS, DESPERTA O INTERESSE DOS ESTUDANTES E, CONSEQUENTEMENTE, FACILITA A ASSIMILA??O DO CONTE?DO CIENT?FICO. ? IMPORTANTE QUE SE ASSUMA O PAPEL CR?TICO FRENTE ?S NOVAS TECNOLOGIAS E SE PENSE, CADA VEZ MAIS, NA FORMA??O DOS PROFESSORES, PARA QUE ESTES FIQUEM MUNIDOS DE NOVAS POSSIBILIDADES E ESTRAT?GIAS PARA AS SUAS PR?TICAS PEDAG?GICAS NA IMPLEMENTA??O E DIVERSIFICA??O DE ATIVIDADES." "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO FORMAL;, EDUCAÇÃO BÁSICA;, ENSINO DE CIÊNCIAS;, ATIVIDADES PRÁTICAS;, FORMAÇÃO DE PROFESSORES." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA18_ID705_10082020120613.pdf" "created_at" => "2020-12-11 08:02:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALANZA MARA ZANINI" "autor_nome_curto" => "ALANZA ZANINI" "autor_email" => "alanzabiologia@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES (URI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72818 "edicao_id" => 148 "trabalho_id" => 160 "inscrito_id" => 705 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS COM PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS DO SUL E SUDESTE DO BRASIL" "resumo" => "AS ATIVIDADES PR?TICAS POSSIBILITAM A INTERA??O ENTRE O ESTUDANTE E MATERIAIS CONCRETOS, O QUE FACILITA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM, ESPECIALMENTE SOBRE CONTE?DOS QUE S?O ABSTRATOS E COMPLEXOS DE SEREM TRABALHADOS DE FORMA TE?RICA. ASSIM, TORNA-SE FUNDAMENTAL PENSAR NA FORMA??O DE PROFESSORES PARA O USO DA TECNOLOGIA, EM SALA DE AULA, QUER PARA A REALIZA??O DE ATIVIDADES PR?TICAS, QUER PARA A REALIZA??O DE VISITAS DE ESTUDO VIRTUAIS OU REALIZA??O DE OUTRO TIPO DE ATIVIDADES PEDAG?GICAS COM RECURSO A PLATAFORMAS INTERATIVAS DE APRENDIZAGEM. ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO DISCUTIR A IMPORT?NCIA DAS ATIVIDADES PR?TICAS DE CI?NCIAS DESENVOLVIDAS COMO UMA METODOLOGIA QUE AUXILIE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCA??O B?SICA E A IMPORT?NCIA DA FORMA??O DOS PROFESSORES, NA ?REA DA TECNOLOGIA, PARA A DIVERSIFICA??O DE ATIVIDADES A REALIZAR. PARA ISSO, S?O APRESENTADOS RELATOS DE EXPERI?NCIAS DID?TICAS, DURANTE AULAS DE CI?NCIAS, COM ESTUDANTES DE ENSINO FUNDAMENTAL II E DE ATIVIDADES COM FUTUROS PROFESSORES (LICENCIANDOS EM CI?NCIAS BIOL?GICAS) E PROFESSORES (MESTRANDOS EM ENSINO DE CI?NCIAS E PROFESSORES DE UMA ESCOLA PARTICULAR DE EDUCA??O B?SICA). ? POSS?VEL PERCEBER, NA ROTINA DA SALA DE AULA, QUE A APLICA??O DE ATIVIDADES PR?TICAS BEM PLANEJADAS, DESPERTA O INTERESSE DOS ESTUDANTES E, CONSEQUENTEMENTE, FACILITA A ASSIMILA??O DO CONTE?DO CIENT?FICO. ? IMPORTANTE QUE SE ASSUMA O PAPEL CR?TICO FRENTE ?S NOVAS TECNOLOGIAS E SE PENSE, CADA VEZ MAIS, NA FORMA??O DOS PROFESSORES, PARA QUE ESTES FIQUEM MUNIDOS DE NOVAS POSSIBILIDADES E ESTRAT?GIAS PARA AS SUAS PR?TICAS PEDAG?GICAS NA IMPLEMENTA??O E DIVERSIFICA??O DE ATIVIDADES." "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO FORMAL;, EDUCAÇÃO BÁSICA;, ENSINO DE CIÊNCIAS;, ATIVIDADES PRÁTICAS;, FORMAÇÃO DE PROFESSORES." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA18_ID705_10082020120613.pdf" "created_at" => "2020-12-11 08:02:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALANZA MARA ZANINI" "autor_nome_curto" => "ALANZA ZANINI" "autor_email" => "alanzabiologia@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES (URI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }