ABORDAGEM DO TEMA DROGAS COMO FORMA DE CONTEXTUALIZAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA
"2020-12-10 10:13:23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72765 "edicao_id" => 148 "trabalho_id" => 93 "inscrito_id" => 106 "titulo" => "ABORDAGEM DO TEMA DROGAS COMO FORMA DE CONTEXTUALIZAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "O OBJETIVO DESSE TRABALHO É ANALISAR AS CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES SOBRE A QUÍMICA PRESENTE NAS DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS E SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DO USO DESSAS SUBSTÂNCIAS, BEM COMO INVESTIGAR COMO ESSE TEMA ESTÁ SENDO CONTEXTUALIZADO NO ÂMBITO ESCOLAR E NO ENSINO DE QUÍMICA. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA COM 30 ALUNOS DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA SITUADA EM NOVA FLORESTA-PB, EM TRÊS ETAPAS: APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO REFERENTE ÀS DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS PARA VERIFICAR O CONHECIMENTO QUÍMICO E SOCIAL DOS ALUNOS SOBRE ESSA TEMÁTICA; ANÁLISE DO QUESTIONÁRIO; E DISCUSSÃO COM A TURMA SOBRE O USO DE DROGAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS E SOBRE A IMPORTÂNCIA E COMO O TEMA ESTÁ SENDO NA ESCOLA E NAS AULAS DE QUÍMICA. AO ANALISAR O QUESTIONÁRIO PERCEBEU-SE UMA GRANDE DIFICULDADE POR PARTE DOS ALUNOS EM COMPREENDER ALGUNS ASPECTOS QUÍMICOS E DIFERENCIAR OS TIPOS DE DROGAS E OS GRUPOS FUNCIONAIS. OBSERVOU-SE A NECESSIDADE DE UM DIÁLOGO MAIS APROFUNDADO COM A TURMA, COM O INTUITO DE HAVER MUDANÇA NAS SUAS CONCEPÇÕES E AUXILIA-LOS A ENTENDER ALGUNS ASPECTOS QUÍMICOS. FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE ESSA TEMÁTICA DEVE SER MAIS INSERIDA E DEBATIDA NA ESCOLA E, PRINCIPALMENTE, NAS AULAS DE QUÍMICA COM O INTUITO DE LEVAR UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA PARA FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E ALERTAR AOS ADOLESCENTES OS PERIGOS E AS CONSEQUÊNCIAS QUE O CONSUMO INDEVIDO DE DROGAS PODE ACARRETAR." "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS, CONTEXTUALIZAÇÃO, CONSCIENTIZAÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA18_ID106_16052020185457.pdf" "created_at" => "2020-12-11 08:02:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA MARQUES DE LIMA" "autor_nome_curto" => "AMANDA MARQUES" "autor_email" => "amanda.aml002@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72765 "edicao_id" => 148 "trabalho_id" => 93 "inscrito_id" => 106 "titulo" => "ABORDAGEM DO TEMA DROGAS COMO FORMA DE CONTEXTUALIZAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "O OBJETIVO DESSE TRABALHO É ANALISAR AS CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES SOBRE A QUÍMICA PRESENTE NAS DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS E SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DO USO DESSAS SUBSTÂNCIAS, BEM COMO INVESTIGAR COMO ESSE TEMA ESTÁ SENDO CONTEXTUALIZADO NO ÂMBITO ESCOLAR E NO ENSINO DE QUÍMICA. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA COM 30 ALUNOS DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA SITUADA EM NOVA FLORESTA-PB, EM TRÊS ETAPAS: APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO REFERENTE ÀS DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS PARA VERIFICAR O CONHECIMENTO QUÍMICO E SOCIAL DOS ALUNOS SOBRE ESSA TEMÁTICA; ANÁLISE DO QUESTIONÁRIO; E DISCUSSÃO COM A TURMA SOBRE O USO DE DROGAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS E SOBRE A IMPORTÂNCIA E COMO O TEMA ESTÁ SENDO NA ESCOLA E NAS AULAS DE QUÍMICA. AO ANALISAR O QUESTIONÁRIO PERCEBEU-SE UMA GRANDE DIFICULDADE POR PARTE DOS ALUNOS EM COMPREENDER ALGUNS ASPECTOS QUÍMICOS E DIFERENCIAR OS TIPOS DE DROGAS E OS GRUPOS FUNCIONAIS. OBSERVOU-SE A NECESSIDADE DE UM DIÁLOGO MAIS APROFUNDADO COM A TURMA, COM O INTUITO DE HAVER MUDANÇA NAS SUAS CONCEPÇÕES E AUXILIA-LOS A ENTENDER ALGUNS ASPECTOS QUÍMICOS. FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE ESSA TEMÁTICA DEVE SER MAIS INSERIDA E DEBATIDA NA ESCOLA E, PRINCIPALMENTE, NAS AULAS DE QUÍMICA COM O INTUITO DE LEVAR UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA PARA FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E ALERTAR AOS ADOLESCENTES OS PERIGOS E AS CONSEQUÊNCIAS QUE O CONSUMO INDEVIDO DE DROGAS PODE ACARRETAR." "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS, CONTEXTUALIZAÇÃO, CONSCIENTIZAÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA18_ID106_16052020185457.pdf" "created_at" => "2020-12-11 08:02:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA MARQUES DE LIMA" "autor_nome_curto" => "AMANDA MARQUES" "autor_email" => "amanda.aml002@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }