O PRESENTE TRABALHO REFERE-SE À APRESENTAÇÃO DE UMA PESQUISA EM ANDAMENTO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO NO ENSINO MÉDIO QUE INTEGRA DISSERTAÇÃO DO MESTRADO ACADÊMICO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (PPGECEM-UEPB). TENDO POR OBJETIVO ANALISAR EM QUE NÍVEL SE ENCONTRA OS ALUNOS DA 2º SERIE MÉDIO DE UMA ESCOLA PUBLICA DO ESTADO DA PARAÍBA. PRETENDE-SE INVESTIGAR E SUGERIR AÇÕES PRÁTICAS A PARTIR DA TEORIA VAN HIELE, ONDE ESTÁ SERVE COMO APORTE TEÓRICO COMO TAMBÉM DE METODOLOGIA, PARA NÓS AUXILIARES NA IDENTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E NO DIRECIONAMENTO DURANTE A APRENDIZAGEM. DESTACANDO OS ASPECTOS COGNITIVO E PEDAGÓGICO MOSTRANDO OS NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO DO QUAL A TEORIA AVALIA, DESCREVENDO O QUE SE ESPERA ENCONTRAR EM CADA EM DOS CINCO NÍVEIS POR PARTE DO ALUNO. RESSALTANDO AS PROPRIEDADES QUE CARACTERIZAM A TEORIA, COMO TAMBÉM AS FASES SEQUENCIAIS DE APRENDIZADO PARA CADA NÍVEL SENDO IMPRESCINDÍVEL QUE SEJAM ATINGIDAS AS METAS DE CADA UMA DESTAS FASES PARA ASSIM PODER TER SUCESSO NA APRENDIZAGEM. UM PRÉ-TESTE CRIADO POR VAN HIELE, FOI APLICADO COM 15 PERGUNTAS (ONDE A CADA GRUPO DE 5 PERGUNTAS SE CARACTERIZA UM NÍVEL), OBEDECENDO CRITÉRIOS PARA O ENQUADRAMENTO E ASSIM SER AVALIADO O PENSAMENTO GEOMÉTRICO DESTES ALUNOS. ATÉ O PRESENTE MOMENTO, OS RESULTADOS OBTIDOS TRAZEM À TONA ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NAS ESCOLAS. ESTÁ PESQUISA BUSCA CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DO ENSINO, DEIXANDO UMA INQUIETAÇÃO PARA UM MELHORAMENTO SUBSTANCIAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA.