GIL, Silvania Maria Da Silva. Práticas pedagógicas na inclusão escolar. Anais IV CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/72564>. Acesso em: 23/11/2024 04:35
ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO ANALISAR AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS, EM ESPECIAL, PARA A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. DE ABORDAGEM METODOLÓGICA QUALITATIVA, A PESQUISA SE DESENVOLVEU EM QUATRO FASES. O TRABALHO FUNDAMENTA-SE NA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS/TRS (MOSCOVICI, 2012, 2015) E EM OUTROS AUTORES QUE APROFUNDAM QUESTÕES EM TORNO DAS TRS; NOS DISPOSITIVOS LEGAIS REFERENTES À EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA; E, TAMBÉM, EM ESTUDOS E PESQUISAS QUE SE REFEREM À ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, DESTACANDO: ALTET (1997, 2017); ABDALLA (2006) E FRANCO (2012). OS RESULTADOS FORAM ANALISADOS POR MEIO DA TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO (BARDIN, 1977) E DOS REFERENCIAIS TEÓRICO-METODOLÓGICOS JÁ MENCIONADOS, E SE CONFIGURAM EM DUAS DIMENSÕES DE ANÁLISE: GESTÃO DIDÁTICO-EPISTÊMICA DAS APRENDIZAGENS, QUE DESENVOLVE A CATEGORIA DE ANÁLISE “ORGANIZAÇÃO DAS PRÁTICAS” E SUAS RESPECTIVAS UNIDADES DE SENTIDO; E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES SOBRE SUAS PRÁTICAS, NAS TURMAS QUE TÊM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, QUE ANALISA A CATEGORIA “ESPAÇO DO DIÁLOGO” E SUAS UNIDADES DE SENTIDO.