O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO DISCORRER E DIALOGAR DE UMA FORMA REFLEXIVA A ATUAÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA, PARA A INCLUSÃO DAS CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NAS VIVÊNCIAS DAS PRÁTICAS CULTURAIS INSERIDAS NAS UNIDADES EDUCACIONAIS UMA VEZ QUE, POR MUITO TEMPO AS CRIANÇAS SE VIRAM EXCLUÍDAS DAS ATIVIDADES EM QUADRA OU ATÉ MESMO DA PRÓPRIA SALA DE AULA, SUPERVISIONADAS PELO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA. A ESCOLA EM SI É UM LOCAL ONDE DIVERSOS ENCONTROS ACONTECEM PROMOVENDO SITUAÇÕES ENTRE O DIFERENTE, MUITAS DAS VEZES CAUSANDO AGITAÇÃO E DESCONFORTO ENTRE TODO O AMBIENTE ESCOLAR. AS QUESTÕES CENTRAIS QUE GUIARAM NESTA PESQUISA FORAM: POR QUE EXISTE TANTA DIFICULDADE DE FAZER À INCLUSÃO? QUAIS AS PROBLEMÁTICAS ENCONTRADAS EM UMA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA? TODA ESCOLA ESTÁ PREPARADA PARA RECEBER ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS? E OS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM NELA? COMO FAZER A INCLUSÃO? COM BASE EM TEÓRICOS A PESQUISA DE ORIGEM QUALITATIVA PERMITIU UMA MAIOR DISCUSSÃO E REFLEXÃO SOBRE AS QUESTÕES QUE NORTEARAM O ESTUDO, ASSIM CONCLUINDO A TOMADA DE CONSCIÊNCIA SOBRE VALORES QUE TRANSMITEM UM COMPORTAMENTO DIGNO DE TRANSFORMAÇÃO, QUE RADICALIZEM A FAVOR DA VIDA DOS EDUCANDOS, ATRAVÉS DE PESSOAS CAPACITADAS E QUALIFICADAS COM PROGRAMAS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA ATENDER A DEMANDA DE TODA ESCOLA PÚBLICA.