SOUSA, Gilvania Da Silva et al.. Inclusão na prática: quais seus desafios?. Anais IV CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/72489>. Acesso em: 23/11/2024 04:02
CONSIDERANDO QUE A INCLUSÃO ESTÁ ASSEGURADA POR VÁRIAS LEGISLAÇÕES, INTERNACIONAIS E NACIONAL, AINDA NOS ENCONTRAMOS DISTANTES DE AÇÕES QUE EFETIVEM A INCLUSÃO. A EDUCAÇÃO INCLUSIVA ANSEIA EFETIVAR OS DIREITOS À EDUCAÇÃO, IGUALDADE DE OPORTUNIDADES E PARTICIPAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PCD). A ESCOLA TEM COMO PAPEL PRINCIPAL ACOLHER O MODO COMO O OUTRO SE ENCONTRA, PARA A PARTIR DAÍ, PODER ELABORAR MÉTODOS E MEIOS PARA DECIDIR COMO TRABALHAR. ACOLHER, ENTÃO, DEVE SER O PONTO DE PARTIDA DA INCLUSÃO. O DIREITO A EDUCAÇÃO NÃO SE RESTRINGE APENAS AO ACESSO A ELA, MAS EM TER UMA EDUCAÇÃO DIGNA E DE QUALIDADE. É PRECISO SUPERAR OS DESAFIOS E IDENTIFICAR ESTRATÉGIAS QUE POSSIBILITEM, DE FORMA EFICAZ, ASSEGURAR UMA EDUCAÇÃO DIGNA PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS. A EDUCAÇÃO INCLUSIVA EXIGE UMA FORMA DIFERENTE DE FAZER EDUCAÇÃO, NA SALA DE AULA REGULAR. EXIGE QUE OS DOCENTES TRANSFORMEM SEUS CONCEITOS SOBRE EDUCAÇÃO E INCLUAM NA PRÁTICA TODOS OS ESTUDANTES.