ESTA PESQUISA, DE NATUREZA BIBLIOGRÁFICA, INCITA A DISCUSSÃO DOS TEMAS COMUNIDADE SURDA E CURRÍCULO ESCOLAR. DESSA FORMA, PRODUZIMOS UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ACERCA DAS TRÊS ABORDAGENS QUE SE DESTACAM SOBRE O CURRÍCULO: AS TEORIAS TRADICIONAIS, AS TEORIAS CRÍTICAS E AS TEORIAS PÓS-CRÍTICAS, DESTACANDO A TEORIA PÓS-CRÍTICA E A COMUNIDADE SURDA. POR CONSEGUINTE, USAMOS AS CONTRIBUIÇÕES DE FREIRE E VIERA (2019), BIGOGNOL (2012), FELIPE (2011), ALBRES E SARUTU (2012) COMO APORTE TEÓRICO E OUTROS. A PARTIR DESSE REFERENCIAL, ANALISAMOS O QUE SE TEM PRODUZIDO ACERCA DA INCLUSÃO DA COMUNIDADE SURDA NA ESCOLA, PRINCIPALMENTE, NO QUE SE REFERE AO CURRÍCULO. DESSE MODO, O PROBLEMA DE PESQUISA QUE ADOTAMOS FOI ENTENDER DE QUAL FORMA O CURRÍCULO ESCOLAR CONTRIBUI PARA INCLUSÃO DA COMUNIDADE SURDA.