INTRODUÇÃO:A SÍNDROME DE BURNOUT (SB) É O ESTRESSE CRÔNICO DE CARÁTER OCUPACIONAL, CARACTERIZADO POR SINAIS DE ESGOTAMENTO EMOCIONAL, DESPERSONALIZAÇÃO E REDUÇÃO DA REALIZAÇÃO PROFISSIONAL. OBJETIVO:ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVOS: CARACTERIZAR O BURNOUT EM DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR E REVELAR AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELOS DOCENTES E INSTITUIÇÕES DE ENSINO NO ENFRENTAMENTO DO BURNOUT. TRATA-SE DE UMA REVISÃO INTEGRATIVA. METODOLOGIA:FORAM UTILIZADAS AS BASES DE DADOS: LITERATURA LATINO AMERICANA E DO CARIBE EM CIÊNCIAS DA SAÚDE (LILACS) E LITERATURA INTERNACIONAL EM CIÊNCIAS DA SAÚDE (MEDLINE), NA BIBLIOTECA VIRTUAL SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE (SCIELO) E PUBLIC MEDLINE (PUBMED). INCLUÍRAM-SE ARTIGOS EM PORTUGUÊS, INGLÊS E ESPANHOL, TEXTOS DISPONÍVEIS NA ÍNTEGRA E DE LIVRE ACESSO, PUNLICADO ENTRE OS ANOS DE 2007 E 2017. EXCLUÍRAM-SE CAPÍTULOS DE LIVROS, RESENHAS, EDITORIAIS E RESUMOS. RESULTADOS/DISCUSSÃO:FORAM ELEGIDOS 8 ARTIGOS QUE ATENDIAM AOS CRITÉRIOS. OS RESULTADOS DOS ESTUDOS FORAM DIVIDOS EM TRÊS CATEGORIAS TEMÁTICAS: PERFIL DOS DOCENTES ACOMETIDOS PELA SB; ESTRATÉGIAS USADAS NA PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DO BURNOUT E AS CONSEQUÊNCIAS DA SÍNDROME PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO E DOCENTES. CONCLUSÃO:ASINSTITUIÇÕES DE ENSINO NECESSITAMOFERTARMEDIDAS PREVENTIVAS DE COMBATE À SB NO ÂMBITO DAS UNIVERSIDADES, ALÉM DE PROMOVERA REALIZAÇÃO DE CAMPANHAS EDUCATIVASSOBRE A SÍNDROME DE BURNOUT.RECOMENDA-SE A PUBLICAÇÃO DE MAIS ESTUDOS SOBRE A SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR, PARA SUBSIDIAR SOBRETUDO, MUDANÇAS NECESSÁRIAS NAS ORGANIZAÇÕES E NO PROCESSO DE TRABALHO DOCENTE, BASEADOS EM EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS.