O PRESENTE ESTUDO REFERE-SE A UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DE UMA DAS ATIVIDADES DE INTERVENÇÃO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO DESENVOLVIDO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO COM ADOLESCENTES, VOLTADO À REFLEXÃO E PROBLEMATIZAÇÃO DA TEMÁTICA DIABETES NA ADOLESCÊNCIA VISANDO A PREVENÇÃO E A PROMOÇÃO DE SAÚDE. PARA TANTO, TOMAMOS COMO APORTE TEÓRICO E PRÁTICO A EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE. TRATA-SE DE UM ESTUDO DESCRITIVO, TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA. AS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, 9º E 1º ANO, DURANTES OS MESES DE NOVEMBRO E DEZEMBRO DE 2019, EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO LOCALIZADA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE/PB. OBSERVOU-SE A PARTIR DAS OFICINAS E DISCUSSÕES QUE AO CRIAR UM ESPAÇO DE REFLEXÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM PERMITE AOS ALUNOS UMA MAIOR REFLEXÃO SOBRE A PROBLEMÁTICA EM QUESTÃO.