INTRODUÇÃO: A DOENÇA RENAL CRÔNICA (DRC) É CONSIDERADA UM PROBLEMA DE SAÚDE NO BRASIL E NO MUNDO, SENDO CAUSA IMPORTANTE DE MORBIMORTALIDADE, COM ALTO CUSTO PARA O SISTEMA DE SAÚDE. OBJETIVO: AVALIAR O IMPACTO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS DE PREVENÇÃO DA DOENÇA RENAL CRÔNICA JUNTO À COMUNIDADE ASSISTIDA NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE EM UM MUNICÍPIO DO ESTADO DE PERNAMBUCO. MÉTODO: ESTUDO TRANSVERSAL, QUASE-EXPERIMENTAL, REALIZADO ENTRE AGOSTO E DEZEMBRO DE 2019, COM AMOSTRA DE 76 PACIENTES HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS ATENDIDOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA. A TEMÁTICA DAS ATIVIDADES EDUCATIVAS FOI SOBRE FATORES DE RISCO PARA DRC E SUAS MEDIDAS DE PREVENÇÃO, POR MEIO DA DINÂMICA DE “MITOS” E “VERDADES”. ANTES DA ATIVIDADE APLICOU-SE UM INSTRUMENTO COM 10 PERGUNTAS SOBRE A TEMÁTICA E DEPOIS DA INTERVENÇÃO FOI ENTREGUE UM NOVO QUESTIONÁRIO EM BRANCO COM AS MESMAS PERGUNTAS PARA AVALIAR SE HOUVE DIFERENÇA EM RELAÇÃO AO CONHECIMENTO PRÉVIO. RESULTADO E DISCUSSÕES: FOI OBSERVADA UMA MARGEM DE ERROS NAS RESPOSTAS DURANTE A REALIZAÇÃO DO PRÉ-TESTE, COM UMA MARGEM DE 65,4%, AO CONTRÁRIO DO PÓS-TESTE QUE APRESENTOU UMA MARGEM INFERIOR DE ERROS, COM UMA PERCENTAGEM DE 43,2%, COM ISSO, DEMONSTRA-SE UMA MELHORIA SIGNIFICATIVA APÓS A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES EDUCATIVAS, COM UM ACRÉSCIMO DE 22% DE ACERTOS, O QUE INDICA A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES VOLTADAS PARA A PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE. CONCLUSÃO: A EDUCAÇÃO EM SAÚDE DEVE SER CONSTANTE NO PROCESSO DE MELHORIA DE QUALIDADE DE VIDA DA SOCIEDADE, PORÉM SE FAZ NECESSÁRIO DISPONIBILIZAR FERRAMENTAS PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE APROPRIAREM-SE DO PROCESSO COMO MEDIADORES DO CONHECIMENTO.