ESTE ARTIGO APRESENTA RESULTADOS DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE CAMPO QUE TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR OS POSSÍVEIS ERROS COMETIDOS POR ALUNOS DO 7º ANO DO PERÍODO DA MANHÃ DE UMA ESCOLA PÚBLICA LOCALIZADA NA CIDADE DE ANANINDEUA REFERENTE AO CONTEÚDO DE UNIDADES DE MEDIDAS. USOU-SE COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UMA LISTA DE EXERCÍCIOS CONTENDO QUESTÕES ALUSIVAS A UNIDADES DE MEDIDAS. NESTE TEXTO SÃO DESCRITOS AS ETAPAS DA PESQUISA E TAMBÉM TRAZ ALGUNS TEÓRICOS QUE DÃO EMBASAMENTO NA INVESTIGAÇÃO COMO: GODOI (2008), FESTA (2009), LUCKESI (1999) ENTRE OUTROS. AS ANÁLISES FEITAS NAS QUESTÕES RESPONDIDAS POR ALUNOS DESTACAM ALGUNS ERROS COMO: DE INTERPRETAÇÃO TEXTUAL (NOS ENUNCIADOS DAS QUESTÕES), DA NÃO IDENTIFICAÇÃO DAS UNIDADES DE MEDIDAS E DIFICULDADES EM UTILIZAR AS OPERAÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA. POR MEIO DA REALIZAÇÃO DA PESQUISA, PODEMOS CONCLUIR QUE OS ALUNOS TÊM MUITAS DIFICULDADES EM UTILIZAR AS OPERAÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA QUE É ESSENCIAL PARA SE OBTIVER SUCESSO NO TEMA PROPOSTO.