ESTE TRABALHO SURGIU A PARTIR DO PROJETO DE INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID, EM QUE HOUVE A NECESSIDADE DE INTERVENÇÃO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA BASEADAS EM UM ENSINO DESCONTEXTUALIZADO DA REALIDADE SOCIAL DOAS ALUNOS. AO DEIXAR DE LADO O TEXTO COMO UNIDADE BÁSICA DO ENSINO, SE PRODUZ UMA LACUNA NA APRENDIZAGEM DO ALUNO QUE DEIXA DE DESENVOLVER POTENCIALIDADES LINGUÍSTICAS E INTELECTUAIS. PARA QUE A EDUCAÇÃO SEJA MAIS DINÂMICA E EFICAZ, É APRESENTADA NESTE TRABALHO UMA PROPOSTA DE ENSINO CONTEXTUALIZADO QUE CONSISTE EM INSERIR O TRABALHO COM O TEXTO NA SALA DE AULA A PARTIR DO GÊNERO TEXTUAL TIRINHA. AS PROPOSTAS DE TIRINHAS SÃO DE AUTORIA DO ILUSTRADOR CATARINENSE ALEXANDRE BECK E SE INTITULAM TIRINHA DO ARMANDINHO. ESTE TRABALHO SE DIVIDE EM QUATRO PARTES: NA PRIMEIRA, DISCUTE-SE A PRESENÇA DO TEXTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA; DEPOIS, SE APRESENTA A ORIGEM DA TIRINHA NUM BREVE HISTÓRICO DAS HQ E A DIFERENÇA ENTRE OS DIVERSOS GÊNEROS DOS QUADRINHOS; EM SEGUIDA, DISCORRE-SE SOBRE A TIRINHA DO ARMANDINHO E A PROPOSTA DE ENSINO CONTEXTUALIZADO; E ENFIM, É APRESENTADA A INTERVENÇÃO DO PROJETO QUE FOI CONCRETIZADA NUMA ESCOLA ESTADUAL3 NO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ/AM E OS RESULTADOS ALCANÇADOS. COMO REFERÊNCIA TEÓRICA FORAM UTILIZADOS OS DOCUMENTOS OFICIAIS DA EDUCAÇÃO: OS PCNS (1998) E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2018), E OS ESTUDOS DE ALMEIDA (2011), GERALDI (2011), RAMOS (2009), CAGNIN (1975) E LUYTEN ( 1987).