O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO IDENTIFICAR CONTRIBUIÇÕES QUE A PESQUISA PODE OFERECER AO ENSINO DA SEGURANÇA AMBIENTAL, VISANDO À ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO NO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ÁUREO DE OLIVEIRA FILHO, EM FEIRA DE SANTANA, BAHIA. PARA TANTO, PROCEDEU-SE A UMA REVISÃO DE LITERATURA, UTILIZANDO OS REFERENCIAIS DE MORAES (1999), LAUGKSCH (2000), LORENZETI (2001), DELIZOICOV (2002), CHASSOT (2001), NARDI (2014), BORGES (2010), NASCIMENTO ET. AL. (2010), AZEVEDO (2006), ESPECIALMENTE SASSERON (2008) PARA O APROFUNDAMENTO TEÓRICO NA ÁREA DO ENSINO DA SEGURANÇA AMBIENTAL E NOS INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA. A ELABORAÇÃO E A ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NA PROBLEMATIZAÇÃO INICIAL, ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO (TMP) CONTRIBUÍRAM PARA A CONSTRUÇÃO DE INDICATIVOS, COM VISTAS À PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, POR MEIO DE HABILIDADES, TANTO ESCRITA QUANTO ORAL DOS ESTUDANTES. OS RESULTADOS ALCANÇADOS REVELARAM QUE A ARTICULAÇÃO DO ENSINO DA SEGURANÇA AMBIENTAL, POR MEIO DA PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO, PODE OFERECER IMPORTANTES CONTRIBUIÇÕES À PROMOÇÃO DO PENSAMENTO RECONSTRUTIVO, À ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. ISTO OPORTUNIZOU UMA MAIOR APROXIMAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE O PROCESSO DE ENSINO E A APRENDIZAGEM, POR MEIO DE VIVÊNCIAS, EXPERIÊNCIAS PARA A CONSTRUÇÃO DE NOVAS APRENDIZAGENS NA ÁREA DE SEGURANÇA DO TRABALHO, POSSIBILITANDO A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CONSCIENTES E CRÍTICOS.