O PRESENTE TRABALHO VISA REFLETIR SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS ASSISTENCIALISTAS, POPULISTAS E COMPENSATÓRIAS IMPLEMENTADAS NO BRASIL PARA ANTENDER AO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA), ENFATIZANDO O PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL AO ENSINO MÉDIO PARA JOVENS E ADULTOS (PROEJA). PARA O EMBASAMENTO DAS DISCUSSÕES DO OBJETIVO PRETENDIDO NESTE ESTUDO, UTILIZAMOS DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, BEM COMO, DE BASES LEGAIS. CONCLUÍMOS, APÓS ANÁLISE DOS DADOS, QUE SE FAZ NECESSÁRIA A CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS APROPRIADAS E APREENSÍVEIS PARA AS CLASSES POPULARES, DE TAL FORMA QUE RESPONDAM AS SUAS REAIS NECESSIDADES, NO SENTIDO DE GARANTIR A PERMANÊNCIA E A CONCLUSÃO COM QUALIDADE, A FIM DE SE TER, DE FATO, UMA AÇÃO POLÍTICA EFICAZ, QUE ATENDA AO PÚBLICO DESSA MODALIDADE.