RESUMO
AS METODOLOGIAS ATIVAS TÊM SIDO UTILIZADAS NO ENSINO SUPERIOR COM O OBJETIVO DE DESENVOLVER A AUTONOMIA
DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO À SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL. ESTE ARTIGO APRESENTA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O
EXERCÍCIO DE MONITORIA NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO, QUE FAZ USO DE METODOLOGIAS
ATIVAS, CONSTITUINDO-SE COMO COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO AOS CURSOS DE LICENCIATURA E FORMAÇÃO DE
PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. NESSA PERSPECTIVA, O ESTUDO EM QUESTÃO TEM COMO OBJETIVO
DESCREVER A EXPERIÊNCIA DO MONITOR DURANTE O PERÍODO DE UM ANO DE INTERVENÇÃO, DESTACANDO SUA FUNÇÃO
MEDIADORA E POTENCIALIZADORA DA APRENDIZAGEM E DO DESENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES MATRICULADOS NA
REFERIDA DISCIPLINA. FORAM REALIZADOS REGISTROS DE OBSERVAÇÃO E APLICADOS QUESTIONÁRIOS AOS ESTUDANTES, OS
QUAIS JUNTAMENTE COM A VIVÊNCIA PRÁTICA DO MONITOR, EVIDENCIARAM QUE A UTILIZAÇÃO DA PROBLEMATIZAÇÃO,
COMO UMA METODOLOGIA ATIVA, FACILITOU O DESENVOLVER DE UMA MELHOR APRENDIZAGEM, SENDO FUNDAMENTAL
DESTACAR A MAIOR AUTONOMIA DOS ESTUDANTES. POR FIM, CONSIDERA-SE IMPORTANTE O INCENTIVO AO PROJETO DE
MONITORIA, POR PROPICIAR A FORMAÇÃO DE DISCENTES AUTÔNOMOS, CONTRIBUINDO COM OS PROCESSOS DE ENSINO E
APRENDIZAGEM.