Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA AO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM, MONITORIA, METODOLOGIAS ATIVAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69487
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2188
    "inscrito_id" => 7558
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA AO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      AS METODOLOGIAS ATIVAS TÊM SIDO UTILIZADAS NO ENSINO SUPERIOR COM O OBJETIVO DE DESENVOLVER A AUTONOMIA\r\n
      DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO À SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL. ESTE ARTIGO APRESENTA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O\r\n
      EXERCÍCIO DE MONITORIA NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO, QUE FAZ USO DE METODOLOGIAS\r\n
      ATIVAS, CONSTITUINDO-SE COMO COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO AOS CURSOS DE LICENCIATURA E FORMAÇÃO DE\r\n
      PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. NESSA PERSPECTIVA, O ESTUDO EM QUESTÃO TEM COMO OBJETIVO\r\n
      DESCREVER A EXPERIÊNCIA DO MONITOR DURANTE O PERÍODO DE UM ANO DE INTERVENÇÃO, DESTACANDO SUA FUNÇÃO\r\n
      MEDIADORA E POTENCIALIZADORA DA APRENDIZAGEM E DO DESENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES MATRICULADOS NA\r\n
      REFERIDA DISCIPLINA. FORAM REALIZADOS REGISTROS DE OBSERVAÇÃO E APLICADOS QUESTIONÁRIOS AOS ESTUDANTES, OS\r\n
      QUAIS JUNTAMENTE COM A VIVÊNCIA PRÁTICA DO MONITOR, EVIDENCIARAM QUE A UTILIZAÇÃO DA PROBLEMATIZAÇÃO,\r\n
      COMO UMA METODOLOGIA ATIVA, FACILITOU O DESENVOLVER DE UMA MELHOR APRENDIZAGEM, SENDO FUNDAMENTAL\r\n
      DESTACAR A MAIOR AUTONOMIA DOS ESTUDANTES. POR FIM, CONSIDERA-SE IMPORTANTE O INCENTIVO AO PROJETO DE\r\n
      MONITORIA, POR PROPICIAR A FORMAÇÃO DE DISCENTES AUTÔNOMOS, CONTRIBUINDO COM OS PROCESSOS DE ENSINO E\r\n
      APRENDIZAGEM.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, MONITORIA, METODOLOGIAS ATIVAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID7558_29092020175748.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO VICTOR BARBOSA DE FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "PAULO BARBOSA"
    "autor_email" => "paulobarbosa.2011@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69487
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2188
    "inscrito_id" => 7558
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA AO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      AS METODOLOGIAS ATIVAS TÊM SIDO UTILIZADAS NO ENSINO SUPERIOR COM O OBJETIVO DE DESENVOLVER A AUTONOMIA\r\n
      DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO À SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL. ESTE ARTIGO APRESENTA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O\r\n
      EXERCÍCIO DE MONITORIA NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO, QUE FAZ USO DE METODOLOGIAS\r\n
      ATIVAS, CONSTITUINDO-SE COMO COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO AOS CURSOS DE LICENCIATURA E FORMAÇÃO DE\r\n
      PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. NESSA PERSPECTIVA, O ESTUDO EM QUESTÃO TEM COMO OBJETIVO\r\n
      DESCREVER A EXPERIÊNCIA DO MONITOR DURANTE O PERÍODO DE UM ANO DE INTERVENÇÃO, DESTACANDO SUA FUNÇÃO\r\n
      MEDIADORA E POTENCIALIZADORA DA APRENDIZAGEM E DO DESENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES MATRICULADOS NA\r\n
      REFERIDA DISCIPLINA. FORAM REALIZADOS REGISTROS DE OBSERVAÇÃO E APLICADOS QUESTIONÁRIOS AOS ESTUDANTES, OS\r\n
      QUAIS JUNTAMENTE COM A VIVÊNCIA PRÁTICA DO MONITOR, EVIDENCIARAM QUE A UTILIZAÇÃO DA PROBLEMATIZAÇÃO,\r\n
      COMO UMA METODOLOGIA ATIVA, FACILITOU O DESENVOLVER DE UMA MELHOR APRENDIZAGEM, SENDO FUNDAMENTAL\r\n
      DESTACAR A MAIOR AUTONOMIA DOS ESTUDANTES. POR FIM, CONSIDERA-SE IMPORTANTE O INCENTIVO AO PROJETO DE\r\n
      MONITORIA, POR PROPICIAR A FORMAÇÃO DE DISCENTES AUTÔNOMOS, CONTRIBUINDO COM OS PROCESSOS DE ENSINO E\r\n
      APRENDIZAGEM.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, MONITORIA, METODOLOGIAS ATIVAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID7558_29092020175748.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO VICTOR BARBOSA DE FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "PAULO BARBOSA"
    "autor_email" => "paulobarbosa.2011@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

RESUMO AS METODOLOGIAS ATIVAS TÊM SIDO UTILIZADAS NO ENSINO SUPERIOR COM O OBJETIVO DE DESENVOLVER A AUTONOMIA DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO À SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL. ESTE ARTIGO APRESENTA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O EXERCÍCIO DE MONITORIA NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO, QUE FAZ USO DE METODOLOGIAS ATIVAS, CONSTITUINDO-SE COMO COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO AOS CURSOS DE LICENCIATURA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. NESSA PERSPECTIVA, O ESTUDO EM QUESTÃO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER A EXPERIÊNCIA DO MONITOR DURANTE O PERÍODO DE UM ANO DE INTERVENÇÃO, DESTACANDO SUA FUNÇÃO MEDIADORA E POTENCIALIZADORA DA APRENDIZAGEM E DO DESENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES MATRICULADOS NA REFERIDA DISCIPLINA. FORAM REALIZADOS REGISTROS DE OBSERVAÇÃO E APLICADOS QUESTIONÁRIOS AOS ESTUDANTES, OS QUAIS JUNTAMENTE COM A VIVÊNCIA PRÁTICA DO MONITOR, EVIDENCIARAM QUE A UTILIZAÇÃO DA PROBLEMATIZAÇÃO, COMO UMA METODOLOGIA ATIVA, FACILITOU O DESENVOLVER DE UMA MELHOR APRENDIZAGEM, SENDO FUNDAMENTAL DESTACAR A MAIOR AUTONOMIA DOS ESTUDANTES. POR FIM, CONSIDERA-SE IMPORTANTE O INCENTIVO AO PROJETO DE MONITORIA, POR PROPICIAR A FORMAÇÃO DE DISCENTES AUTÔNOMOS, CONTRIBUINDO COM OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.