PROCESSOS DE ENSINAGEM DA MATEMÁTICA: O LÚDICO COMO ALTERNATIVA AO TRADICIONALISMO DA SALA DE AULA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69361 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 664 "inscrito_id" => 2024 "titulo" => "PROCESSOS DE ENSINAGEM DA MATEMÁTICA: O LÚDICO COMO ALTERNATIVA AO TRADICIONALISMO DA SALA DE AULA" "resumo" => "ESTE ARTIGO EXPRESSA UMA PESQUISA INICIAL SOBRE A LUDICIDADE EM JUN??O COM A MATEM?TICA EM SALA DE AULA, TENDO NASCIDO DURANTE UMA DISCUSS?O ENTRE OS AUTORES SOBRE OS PROCESSOS DE ENSINAGEM DA MATEM?TICA EM SALA DE AULA E COMO O TRADICIONALISMO OPERA, DE MODO A PODAR A CRIATIVIDADE DO PROFESSOR E DO ALUNO EM SUAS PR?TICAS, TENDO COMO QUEST?O CENTRAL DO ESTUDO: COMO O L?DICO PODE INTERFERIR NOS PROCESSOS DE ENSINAGEM DA MATEM?TICA? ESTABELECEMOS COMO OBJETIVO GERAL: REFLETIR SOBRE O PAPEL DO L?DICO NOS PROCESSOS DE ENSINAGEM DA MATEM?TICA; E COMO OBJETIVOS ESPEC?FICOS: COMPREENDER A PR?TICA DOCENTE DOS PROFESSORES ESTUDADOS QUE ENSINAM MATEM?TICA; ANALISAR O OLHAR DOS DOCENTES NO QUE SE REFERE ? LUDICIDADE NOS PROCESSOS DE ENSINAGEM DA MATEM?TICA. PARA DAR SUPORTE AO ESTUDO, ESTABELECEMOS COMO COMPREENS?O TE?RICA: ANASTASIOU E ALVES (2004), BRASIL (1998), CHAS (2014), FERREIRA, CONDOTTA E MONTEIRO (2014), FREIRE (1996), GIL (2010), G?NGORA (1985), MARGON (2013), MIZUKAMI (1986), OLIVEIRA (2008), RAU (2013), SAVIANI (2008), SILVA (2015), SOBRINHA E SANTOS (2016), E COMO COLETA DE DADOS, UTILIZAMOS DE QUESTION?RIO ONLINE. EM SUMA, NOTAMSO O PAPEL QUE A LUDICIDADE TEM NA CRITICIDADE E AUTONOMIA DO SUJEITO, ASSIM COMO NOS PROCESSOS DE ENSINAGEM, MOSTRANDO-SE UMA ALTERNATIVA AO TRADICIONALISMO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "LUDICIDADE, TRADICIONALISMO, ENSINAGEM, MATEMÁTICA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID2024_23082020185112.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIKY WESLEY DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "MIKY SANTOS" "autor_email" => "miky.wesley1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "5e970f26136bd_15042020_104158.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69361 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 664 "inscrito_id" => 2024 "titulo" => "PROCESSOS DE ENSINAGEM DA MATEMÁTICA: O LÚDICO COMO ALTERNATIVA AO TRADICIONALISMO DA SALA DE AULA" "resumo" => "ESTE ARTIGO EXPRESSA UMA PESQUISA INICIAL SOBRE A LUDICIDADE EM JUN??O COM A MATEM?TICA EM SALA DE AULA, TENDO NASCIDO DURANTE UMA DISCUSS?O ENTRE OS AUTORES SOBRE OS PROCESSOS DE ENSINAGEM DA MATEM?TICA EM SALA DE AULA E COMO O TRADICIONALISMO OPERA, DE MODO A PODAR A CRIATIVIDADE DO PROFESSOR E DO ALUNO EM SUAS PR?TICAS, TENDO COMO QUEST?O CENTRAL DO ESTUDO: COMO O L?DICO PODE INTERFERIR NOS PROCESSOS DE ENSINAGEM DA MATEM?TICA? ESTABELECEMOS COMO OBJETIVO GERAL: REFLETIR SOBRE O PAPEL DO L?DICO NOS PROCESSOS DE ENSINAGEM DA MATEM?TICA; E COMO OBJETIVOS ESPEC?FICOS: COMPREENDER A PR?TICA DOCENTE DOS PROFESSORES ESTUDADOS QUE ENSINAM MATEM?TICA; ANALISAR O OLHAR DOS DOCENTES NO QUE SE REFERE ? LUDICIDADE NOS PROCESSOS DE ENSINAGEM DA MATEM?TICA. PARA DAR SUPORTE AO ESTUDO, ESTABELECEMOS COMO COMPREENS?O TE?RICA: ANASTASIOU E ALVES (2004), BRASIL (1998), CHAS (2014), FERREIRA, CONDOTTA E MONTEIRO (2014), FREIRE (1996), GIL (2010), G?NGORA (1985), MARGON (2013), MIZUKAMI (1986), OLIVEIRA (2008), RAU (2013), SAVIANI (2008), SILVA (2015), SOBRINHA E SANTOS (2016), E COMO COLETA DE DADOS, UTILIZAMOS DE QUESTION?RIO ONLINE. EM SUMA, NOTAMSO O PAPEL QUE A LUDICIDADE TEM NA CRITICIDADE E AUTONOMIA DO SUJEITO, ASSIM COMO NOS PROCESSOS DE ENSINAGEM, MOSTRANDO-SE UMA ALTERNATIVA AO TRADICIONALISMO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "LUDICIDADE, TRADICIONALISMO, ENSINAGEM, MATEMÁTICA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID2024_23082020185112.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIKY WESLEY DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "MIKY SANTOS" "autor_email" => "miky.wesley1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "5e970f26136bd_15042020_104158.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }