PEDAGOGIA E TECNOLOGIAS EM SINTONIA: UMA ABORDAGEM DO ENSINO À LUZ DAS TDICS
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69257 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 579 "inscrito_id" => 4825 "titulo" => "PEDAGOGIA E TECNOLOGIAS EM SINTONIA: UMA ABORDAGEM DO ENSINO À LUZ DAS TDICS" "resumo" => "ESTE TRABALHO TRAZ UMA DISCUSS?O SOBRE APRENDER E ENSINAR POR MEIO DO USO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, UTILIZANDO-SE PARA ISSO, AS M?DIAS DIGITAIS, ENTRE V?RIOS OUTROS RECURSOS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMA??O E COMUNICA??O (TDICS). EM SUA PR?TICA PEDAG?GICA, OS PROFESSORES PODEM ADOTAR ESSES RECURSOS PARA PROPORCIONAR AOS SEUS ALUNOS UMA MELHORIA NA CONDI??O DE APRENDIZAGEM. PARA A REALIZA??O DESTE TRABALHO, FOI FEITA UMA PESQUISA QUALITATIVA DE CUNHO BIBLIOGR?FICO. VERIFICOU-SE COMO AS TDICS PODEM SER INSERIDAS NAS AULAS, E DE QUE MANEIRA O USO DESSAS TECNOLOGIAS DE COMUNICA??O NO AMBIENTE ESCOLAR FAVORECEM A INTERA??O ENTRE OS ALUNOS, AL?M DE DESEMPENHAR PAPEL IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DOS DISCENTES. COM ESTE TRABALHO, FOI POSS?VEL CONSTATAR O QUANTO AS M?DIAS DIGITAIS E AS DIVERSAS FERRAMENTAS DIGITAIS PODEM SER DE SUMA IMPORT?NCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. ELAS REPRESENTAM UMA POSSIBILIDADE DE ROMPER COM O ANTIGO M?TODO TRADICIONAL DE ENSINO. AO ADOTAR UMA NOVA POSTURA, NESTE NOVO CEN?RIO EDUCACIONAL, O ALUNO ATUA COMO SUJEITO DO PR?PRIO APRENDIZADO, ENQUANTO O PROFESSOR MOSTRA-SE COMO UM MEDIADOR ENTRE O ALUNO E O CONHECIMENTO A SER ADQUIRIDO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TDICS, MÍDIAS DIGITAIS, ENSINO-APRENDIZAGEM, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID4825_17082020151029.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVANIA GUEDES DE ALMEIDA " "autor_nome_curto" => "EVÂNIA GUEDES" "autor_email" => "guedesevania@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "5f255c8c30a15_01082020_091404.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69257 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 579 "inscrito_id" => 4825 "titulo" => "PEDAGOGIA E TECNOLOGIAS EM SINTONIA: UMA ABORDAGEM DO ENSINO À LUZ DAS TDICS" "resumo" => "ESTE TRABALHO TRAZ UMA DISCUSS?O SOBRE APRENDER E ENSINAR POR MEIO DO USO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, UTILIZANDO-SE PARA ISSO, AS M?DIAS DIGITAIS, ENTRE V?RIOS OUTROS RECURSOS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMA??O E COMUNICA??O (TDICS). EM SUA PR?TICA PEDAG?GICA, OS PROFESSORES PODEM ADOTAR ESSES RECURSOS PARA PROPORCIONAR AOS SEUS ALUNOS UMA MELHORIA NA CONDI??O DE APRENDIZAGEM. PARA A REALIZA??O DESTE TRABALHO, FOI FEITA UMA PESQUISA QUALITATIVA DE CUNHO BIBLIOGR?FICO. VERIFICOU-SE COMO AS TDICS PODEM SER INSERIDAS NAS AULAS, E DE QUE MANEIRA O USO DESSAS TECNOLOGIAS DE COMUNICA??O NO AMBIENTE ESCOLAR FAVORECEM A INTERA??O ENTRE OS ALUNOS, AL?M DE DESEMPENHAR PAPEL IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DOS DISCENTES. COM ESTE TRABALHO, FOI POSS?VEL CONSTATAR O QUANTO AS M?DIAS DIGITAIS E AS DIVERSAS FERRAMENTAS DIGITAIS PODEM SER DE SUMA IMPORT?NCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. ELAS REPRESENTAM UMA POSSIBILIDADE DE ROMPER COM O ANTIGO M?TODO TRADICIONAL DE ENSINO. AO ADOTAR UMA NOVA POSTURA, NESTE NOVO CEN?RIO EDUCACIONAL, O ALUNO ATUA COMO SUJEITO DO PR?PRIO APRENDIZADO, ENQUANTO O PROFESSOR MOSTRA-SE COMO UM MEDIADOR ENTRE O ALUNO E O CONHECIMENTO A SER ADQUIRIDO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TDICS, MÍDIAS DIGITAIS, ENSINO-APRENDIZAGEM, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID4825_17082020151029.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVANIA GUEDES DE ALMEIDA " "autor_nome_curto" => "EVÂNIA GUEDES" "autor_email" => "guedesevania@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "5f255c8c30a15_01082020_091404.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }