POLÍTICAS PÚBLICAS TÊM INSTITUÍDO CADA VEZ MAIS A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS E OUTRAS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS NAS ESCOLAS REGULARES. ISTO TRAZ DEMANDAS DE ORDEM ESTRUTURAL, QUE APESAR DE COMPLEXAS, NÃO SE COMPARAM À DEMANDA POR FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATENDIMENTO DESSE PÚBLICO ESPECÍFICO. NESTE SENTIDO, COMPREENDEMOS QUE ENTRE OS DESAFIOS ENFRENTADOS PARA EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS E OUTRAS NECESSIDADES ESPECÍFICAS, A FORMAÇÃO DOCENTE É ASPECTO FUNDAMENTAL A SER CONSIDERADO VISANDO O SUCESSO DA INCLUSÃO DESTES INDIVÍDUOS. ESTE ESTUDO É UM RECORTE DA PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA INCLUSÃO REALIZADA NO ANO DE 2019 COM DOCENTES DE UM CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (IFRJ) E TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL, ANALISAR COMO SE DEU A PARTICIPAÇÃO DESTES EM DOIS MOMENTOS: UMA PALESTRA SOBRE INCLUSÃO E EM RESPOSTA A UM QUESTIONÁRIO SOBRE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA PARA INCLUSÃO. PARA CONSECUÇÃO DESTE OBJETIVO, O PRESENTE ESTUDO CONFIGURA-SE COMO UMA PESQUISA QUALITATIVA DO TIPO INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA, QUE TEM COMO CARACTERÍSTICA ALGUNS PONTOS CONVERGENTES COM A PESQUISA-AÇÃO, ABORDAGEM COMUM EM INVESTIGAÇÕES NA ÁREA DE EDUCAÇÃO. AS ANÁLISES DOS RESULTADOS FEITAS POR NOSSO GRUPO DE PESQUISA APONTAM QUE HÁ DIFERENTES FORMAS DE PARTICIPAÇÃO DOCENTE NAS AÇÕES PROPOSTAS, QUE VÃO DESDE UM ESTAR PRESENTE ATIVO ATÉ CERTAS FORMAS DE RESISTÊNCIA.