LIVRO DIDÁTICO E ENSINO DE SOCIOLOGIA: ANÁLISES COMPARATIVAS ENTRE FINLÂNDIA E BRASIL SOBRE A VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68833 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1555 "inscrito_id" => 3525 "titulo" => "LIVRO DIDÁTICO E ENSINO DE SOCIOLOGIA: ANÁLISES COMPARATIVAS ENTRE FINLÂNDIA E BRASIL SOBRE A VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO AVERIGUAR O LIVRO DID?TICO SOBRE PAR?METROS CIENT?FICOS, UTILIZANDO DIFERENTES MECANISMOS DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA SOCIOL?GICA. DESSA FORMA, S?O ESTABELECIDOS CRIT?RIOS QUE CONDUZEM A REALIZA??O DA PESQUISA SOBRE BASES ANAL?TICAS EDIFICADAS COM TEOR CIENT?FICO, AVALIA-SE EM PRIMEIRO PLANO A CONCOMIT?NCIA DO MANUAL DID?TICO COM AS OCN‟S (ORIENTA??ES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO M?DIO). AL?M DISSO, FOI REALIZADO UMA DISCUSS?O EM TORNO DO TRATAMENTO DA DISCIPLINA SOCIOL?GICA NA FINL?NDIA ATRAV?S DA ENTREVISTA CONCEBIDA PELO PROFESSOR IVANDRO BATISTA QUEIROZ. CONFORME MEUCCI (2007) O PER?ODO DE INTERMIT?NCIA DA DISCIPLINA SOCIOL?GICA PROMOVEU DIFICULDADES METODOL?GICAS, PRINCIPALMENTE QUANTO AO USO DE RECURSOS DID?TICOS. A METODOLOGIA APLICADA FOI DE ORDENAMENTO QUALITATIVO, TENDO COMO PRINCIPAIS T?CNICAS O USO DE ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS E ESTUDO DE CASO. OS RESULTADOS APONTARAM QUE OS DISCENTES PERCEBEM O LIVRO DID?TICO COMO IMPORTANTE MECANISMO DO PROCESSO APRENDIZAGEM, POR?M QUE A LINGUAGEM AINDA N?O EST? ADEQUADA COM O ENSINO M?DIO BRASILEIRO, PROVENDO ENTRAVES NA COMPREENS?O. CONV?M ENALTECER QUE O PROFESSOR IVANDRO QUEIROZ RELATOU AS DIFEREN?AS ENTRE A VALORIZA??O DA DISCIPLINA SOCIOL?GICA NA FINL?NDIA E NO BRASIL E COMO ISSO REFLETE NA PROFISSIONALIZA??O DOS CIENTISTAS SOCIAIS E NA SUA PR?TICA DOCENTE EM SALA DE AULA, FINCANDO UM DEBATE EM TORNO DOS SISTEMAS EDUCACIONAIS E COMO ? CONCEBIDA A NO??O DE ?REAS DE CONHECIMENTO E A IMPORT?NCIA OFERTADA A CADA UMA DELAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO., ENSINO DE SOCIOLOGIA, FINLÂNDIA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID3525_02092020013208.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ADRIANA FARIAS RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ADRIANA RODRIGUES" "autor_email" => "adrianna_rodrigues391maia" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68833 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1555 "inscrito_id" => 3525 "titulo" => "LIVRO DIDÁTICO E ENSINO DE SOCIOLOGIA: ANÁLISES COMPARATIVAS ENTRE FINLÂNDIA E BRASIL SOBRE A VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO AVERIGUAR O LIVRO DID?TICO SOBRE PAR?METROS CIENT?FICOS, UTILIZANDO DIFERENTES MECANISMOS DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA SOCIOL?GICA. DESSA FORMA, S?O ESTABELECIDOS CRIT?RIOS QUE CONDUZEM A REALIZA??O DA PESQUISA SOBRE BASES ANAL?TICAS EDIFICADAS COM TEOR CIENT?FICO, AVALIA-SE EM PRIMEIRO PLANO A CONCOMIT?NCIA DO MANUAL DID?TICO COM AS OCN‟S (ORIENTA??ES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO M?DIO). AL?M DISSO, FOI REALIZADO UMA DISCUSS?O EM TORNO DO TRATAMENTO DA DISCIPLINA SOCIOL?GICA NA FINL?NDIA ATRAV?S DA ENTREVISTA CONCEBIDA PELO PROFESSOR IVANDRO BATISTA QUEIROZ. CONFORME MEUCCI (2007) O PER?ODO DE INTERMIT?NCIA DA DISCIPLINA SOCIOL?GICA PROMOVEU DIFICULDADES METODOL?GICAS, PRINCIPALMENTE QUANTO AO USO DE RECURSOS DID?TICOS. A METODOLOGIA APLICADA FOI DE ORDENAMENTO QUALITATIVO, TENDO COMO PRINCIPAIS T?CNICAS O USO DE ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS E ESTUDO DE CASO. OS RESULTADOS APONTARAM QUE OS DISCENTES PERCEBEM O LIVRO DID?TICO COMO IMPORTANTE MECANISMO DO PROCESSO APRENDIZAGEM, POR?M QUE A LINGUAGEM AINDA N?O EST? ADEQUADA COM O ENSINO M?DIO BRASILEIRO, PROVENDO ENTRAVES NA COMPREENS?O. CONV?M ENALTECER QUE O PROFESSOR IVANDRO QUEIROZ RELATOU AS DIFEREN?AS ENTRE A VALORIZA??O DA DISCIPLINA SOCIOL?GICA NA FINL?NDIA E NO BRASIL E COMO ISSO REFLETE NA PROFISSIONALIZA??O DOS CIENTISTAS SOCIAIS E NA SUA PR?TICA DOCENTE EM SALA DE AULA, FINCANDO UM DEBATE EM TORNO DOS SISTEMAS EDUCACIONAIS E COMO ? CONCEBIDA A NO??O DE ?REAS DE CONHECIMENTO E A IMPORT?NCIA OFERTADA A CADA UMA DELAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO., ENSINO DE SOCIOLOGIA, FINLÂNDIA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID3525_02092020013208.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ADRIANA FARIAS RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ADRIANA RODRIGUES" "autor_email" => "adrianna_rodrigues391maia" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }