ESTE TRABALHO TEVE O OBJETIVO DE ANALISAR COMO O USO DE POEMAS PODE AUXILIAR OS ALUNOS NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. QUANTO À ABORDAGEM DO PROBLEMA FOI UTILIZADA A PESQUISA QUALITATIVA, FAZENDO USO DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, RODA DE CONVERSA E OFICINAS PEDAGÓGICAS. OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM: UMA TURMA DO QUARTO ANO E, A PROFESSORA TITULAR DA SALA. A ESCOLHA DOS PARTICIPANTES, BEM COMO O LOCAL DA PESQUISA FOI MOTIVADA PELO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO CURSO DE PEDAGOGIA. OS APORTES TEÓRICOS QUE FUNDAMENTARAM ESSE TRABALHO FORAM: KOCH E ELIAS (2010), MARCUSCHI (2002), PAES (1996), RAMOS (2010), SOLÉ (1998), SOSA (1993) E OUTROS, ALÉM DE SEREM PERTINENTES OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN, 1997) DE LÍNGUA PORTUGUESA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC (2017). OS RESULTADOS APONTARAM QUE A PROFESSORA TITULAR ORGANIZAVA O SEU TRABALHO PEDAGÓGICO DIRECIONADO PARA O GÊNERO LITERÁRIO POEMAS. POR INTERMÉDIO DAS INTERVENÇÕES NA TURMA, QUE SE DERAM NO FORMATO DE OFICINAS, CONSTATAMOS AS REAÇÕES POSITIVAS DOS ALUNOS, E MEDIANTE ESSA EXPERIÊNCIA APRESENTAMOS UM CAMINHO POSSÍVEL PARA DESENVOLVER A LEITURA E ALFABETIZAÇÃO COM O USO DE POEMAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.