CONSTRUÇÕES DE GRÁFICOS ESTATÍSTICOS COM O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DURANTE O PERÍODO REMOTO DE ENSINO
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68207 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2310 "inscrito_id" => 3813 "titulo" => "CONSTRUÇÕES DE GRÁFICOS ESTATÍSTICOS COM O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DURANTE O PERÍODO REMOTO DE ENSINO" "resumo" => "A TECNOLOGIA CRESCE EM UM RITMO ACELERADO E FORNECE DIVERSOS RECURSOS PARA EMPRESAS, CONSTRUÇÕES E PARA EDUCAÇÃO, ENTRE ESSES RECURSOS, PODE-SE CITAR OS SOFTWARES EDUCATIVOS, OS QUAIS SÃO GRANDES AUXILIADORES EM SALA DE AULA, TANTO PARA OS PROFESSORES, QUE CONSEGUEM PRODUZIR AULAS MAIS DINÂMICAS E ATRAENTES, QUANTO PARA OS ALUNOS, QUE OBTÊM UM APRENDIZADO SIGNIFICATIVO. O PRESENTE ARTIGO TEVE COMO PRINCIPAL OBJETIVO APRESENTAR UM ESTUDO CAPAZ DE CONTRIBUIR E FACILITAR A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DO ENSINO DA ESTATÍSTICA. A PESQUISA FOI REALIZADA ATRAVÉS DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA SOBRE CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS, UTILIZANDO O SOFTWARE DINÂMICO GEOGEBRA, A MESMA FOI DESENVOLVIDO COM 8 (OITO) ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ECI DO MUNICÍPIO DE ITAPOROROCA-PB. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA É CARACTERIZADA, EM RELAÇÃO AOS OBJETIVOS, COMO EXPLORATÓRIA, EM RELAÇÃO AO MÉTODO DE ABORDAGEM, CARACTERIZA-SE COMO UMA PESQUISA QUALITATIVA, QUANTO A NATUREZA FOI UTILIZADA A PESQUISA APLICADA E QUANTO OS SEUS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS, É CLASSIFICADA COMO UM ESTUDO DE CASO. OS RESULTADOS DA PESQUISA MOSTRARAM INTERESSE NA APLICAÇÃO DO CONTEÚDO ATRAVÉS DO GEOGEBRA, EMBORA A REALIDADE ATUAL TRAGA ALGUMAS DIFICULDADES PARA O ENSINO. PODEMOS DESTACAR TAMBÉM, QUE O USO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA, ALÉM DE PROPORCIONAR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICA, AUXILIA AOS ALUNOS EM SUA FORMAÇÃO, AUMENTANDO SUA CRIATIVIDADE E AUTONOMIA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, SOFTWARES EDUCACIONAIS, GEOGEBRA, ESTATÍSTICA, GRÁFICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID3813_30092020185653.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA THAYS ALMEIDA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA THAYS" "autor_email" => "mtmariathays@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68207 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2310 "inscrito_id" => 3813 "titulo" => "CONSTRUÇÕES DE GRÁFICOS ESTATÍSTICOS COM O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DURANTE O PERÍODO REMOTO DE ENSINO" "resumo" => "A TECNOLOGIA CRESCE EM UM RITMO ACELERADO E FORNECE DIVERSOS RECURSOS PARA EMPRESAS, CONSTRUÇÕES E PARA EDUCAÇÃO, ENTRE ESSES RECURSOS, PODE-SE CITAR OS SOFTWARES EDUCATIVOS, OS QUAIS SÃO GRANDES AUXILIADORES EM SALA DE AULA, TANTO PARA OS PROFESSORES, QUE CONSEGUEM PRODUZIR AULAS MAIS DINÂMICAS E ATRAENTES, QUANTO PARA OS ALUNOS, QUE OBTÊM UM APRENDIZADO SIGNIFICATIVO. O PRESENTE ARTIGO TEVE COMO PRINCIPAL OBJETIVO APRESENTAR UM ESTUDO CAPAZ DE CONTRIBUIR E FACILITAR A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DO ENSINO DA ESTATÍSTICA. A PESQUISA FOI REALIZADA ATRAVÉS DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA SOBRE CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS, UTILIZANDO O SOFTWARE DINÂMICO GEOGEBRA, A MESMA FOI DESENVOLVIDO COM 8 (OITO) ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ECI DO MUNICÍPIO DE ITAPOROROCA-PB. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA É CARACTERIZADA, EM RELAÇÃO AOS OBJETIVOS, COMO EXPLORATÓRIA, EM RELAÇÃO AO MÉTODO DE ABORDAGEM, CARACTERIZA-SE COMO UMA PESQUISA QUALITATIVA, QUANTO A NATUREZA FOI UTILIZADA A PESQUISA APLICADA E QUANTO OS SEUS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS, É CLASSIFICADA COMO UM ESTUDO DE CASO. OS RESULTADOS DA PESQUISA MOSTRARAM INTERESSE NA APLICAÇÃO DO CONTEÚDO ATRAVÉS DO GEOGEBRA, EMBORA A REALIDADE ATUAL TRAGA ALGUMAS DIFICULDADES PARA O ENSINO. PODEMOS DESTACAR TAMBÉM, QUE O USO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA, ALÉM DE PROPORCIONAR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICA, AUXILIA AOS ALUNOS EM SUA FORMAÇÃO, AUMENTANDO SUA CRIATIVIDADE E AUTONOMIA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, SOFTWARES EDUCACIONAIS, GEOGEBRA, ESTATÍSTICA, GRÁFICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID3813_30092020185653.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA THAYS ALMEIDA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA THAYS" "autor_email" => "mtmariathays@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }