O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI IDENTIFICAR E ANALISAR AS ESTRATÉGIAS DE CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROJETO
SYNAPSE, CUJA FINALIDADE É A PROMOÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO E APRENDIZADO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
EM ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS. A CONTEXTUALIZAÇÃO ENQUANTO UM PRINCÍPIO NO PROCESSO PEDAGÓGICO
PROPÕE O USO DE TEMAS FAMILIARES AOS ALUNOS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO, AMPLIAÇÃO E APLICAÇÃO DE
CONHECIMENTOS (ESCOLARES E EXTRAESCOLARES). PARA ALCANÇAR O OBJETIVO PROPOSTO FOI REALIZADA UMA
ANÁLISE DOCUMENTAL. AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA A CONSTRUÇÃO DE ANÁLISE FORAM ADQUIRIDAS EM
DOCUMENTOS QUE COMPÕEM OS RECURSOS EDUCACIONAIS DO PROJETO, O CADERNO PEDAGÓGICO E O PLANO DE
AULA SYNAPSE. COMO RESULTADO, OBSERVOU-SE QUE A NOÇÃO DE CONTEXTUALIZAÇÃO QUE FUNDAMENTA AS
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ESTÁ VINCULADA AOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DAS CRIANÇAS, OS QUAIS ESTARIAM
ASSOCIADOS AS SUAS INTERAÇÕES IMEDIATAS – O TIO PESCADOR, O RIO SÃO FRANCISCO, DENTRE OUTROS.