RESUMO
ESTE TRABALHO APRESENTA UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NOS MOLDES DE LOPES-ROSSI (2011), ENVOLVENDO O GÊNERO MULTIMODAL TIRAS. A REFERIDA SEQUÊNCIA POSTULA COMO OBJETIVO POTENCIALIZAR UMA PRÁTICA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO CRÍTICO-COMPREENSIVA, CONSIDERANDO O CENÁRIO CONTEMPORÂNEO MARCADO PELA MULTIMODALIDADE DOS TEXTOS E PELOS MULTILETRAMENTOS. NESSA PERSPECTIVA, A BASE TEÓRICA PARA NOSSA PROPOSTA UTILIZA AS TEORIAS DE KLEIMAN (2010), ROJO (2013), STREET (1984; 2007), NO TOCANTE AOS ASPECTOS DOS LETRAMENTOS/MULTILETRAMENTOS, BAKHTIN (1997) E MARCUSCHI (2008) NA FUNDAMENTAÇÃO DO GÊNERO, RAMOS (2017) E RAMA; VERGUEIRO (2009), SOBRE O GÊNERO TIRINHAS E OS POSTULADOS DE LOPES-ROSSI (2011) ACERCA DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA. A REFERIDA SEQUÊNCIA É VOLTADA PARA TURMAS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II, DE UMA ESCOLA PÚBLICA, SITUADA NA CIDADE DE ARAÇAGI/PB. DESTACAMOS QUE O GÊNERO TIRINHAS É COMPOSTO POR ELEMENTOS VISUAIS E ESTRATÉGIAS TEXTUAL-DISCURSIVAS, O QUE PODE PROMOVER PRÁTICAS DE LEITURA NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS. DESSE MODO, A PROPOSTA DE INTERVENÇÃO UTILIZANDO UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONTRIBUI PARA QUE OS ALUNOS POSSAM VIVENCIAR MOMENTOS DE LEITURA, ANÁLISE E PRODUÇÃO DE NOVOS TEXTOS, POTENCIALIZANDO OS MULTILETRAMENTOS, ALÉM DE REFORÇAR QUE HÁ A POSSIBILIDADE DE TRAZERMOS PARA A ESCOLA, OS TEXTOS QUE CIRCULAM NO COTIDIANO, ATRIBUINDO MAIS SENTIDO AO ATO DE LER E AO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA, PREPARANDO OS ALUNOS PARA ATUAREM DE FORMA MAIS CRÍTICA E AUTÔNOMA NOS DIFERENTES CONTEXTOS SOCIOCOMUNICATIVOS.