O GÊNERO MULTIMODAL TIRAS SOB A PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O 9º ANO
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69042 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2402 "inscrito_id" => 4505 "titulo" => "O GÊNERO MULTIMODAL TIRAS SOB A PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O 9º ANO" "resumo" => """ RESUMO\r\n \r\n ESTE TRABALHO APRESENTA UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NOS MOLDES DE LOPES-ROSSI (2011), ENVOLVENDO O GÊNERO MULTIMODAL TIRAS. A REFERIDA SEQUÊNCIA POSTULA COMO OBJETIVO POTENCIALIZAR UMA PRÁTICA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO CRÍTICO-COMPREENSIVA, CONSIDERANDO O CENÁRIO CONTEMPORÂNEO MARCADO PELA MULTIMODALIDADE DOS TEXTOS E PELOS MULTILETRAMENTOS. NESSA PERSPECTIVA, A BASE TEÓRICA PARA NOSSA PROPOSTA UTILIZA AS TEORIAS DE KLEIMAN (2010), ROJO (2013), STREET (1984; 2007), NO TOCANTE AOS ASPECTOS DOS LETRAMENTOS/MULTILETRAMENTOS, BAKHTIN (1997) E MARCUSCHI (2008) NA FUNDAMENTAÇÃO DO GÊNERO, RAMOS (2017) E RAMA; VERGUEIRO (2009), SOBRE O GÊNERO TIRINHAS E OS POSTULADOS DE LOPES-ROSSI (2011) ACERCA DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA. A REFERIDA SEQUÊNCIA É VOLTADA PARA TURMAS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II, DE UMA ESCOLA PÚBLICA, SITUADA NA CIDADE DE ARAÇAGI/PB. DESTACAMOS QUE O GÊNERO TIRINHAS É COMPOSTO POR ELEMENTOS VISUAIS E ESTRATÉGIAS TEXTUAL-DISCURSIVAS, O QUE PODE PROMOVER PRÁTICAS DE LEITURA NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS. DESSE MODO, A PROPOSTA DE INTERVENÇÃO UTILIZANDO UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONTRIBUI PARA QUE OS ALUNOS POSSAM VIVENCIAR MOMENTOS DE LEITURA, ANÁLISE E PRODUÇÃO DE NOVOS TEXTOS, POTENCIALIZANDO OS MULTILETRAMENTOS, ALÉM DE REFORÇAR QUE HÁ A POSSIBILIDADE DE TRAZERMOS PARA A ESCOLA, OS TEXTOS QUE CIRCULAM NO COTIDIANO, ATRIBUINDO MAIS SENTIDO AO ATO DE LER E AO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA, PREPARANDO OS ALUNOS PARA ATUAREM DE FORMA MAIS CRÍTICA E AUTÔNOMA NOS DIFERENTES CONTEXTOS SOCIOCOMUNICATIVOS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ENSINO., SEQUÊNCIA DIDÁTICA., MULTILETRAMENTOS, TIRAS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID4505_30092020235832.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MONIQUE VIANA DE OLIVEIRA ANGEL" "autor_nome_curto" => "MONIQUE VIANA" "autor_email" => "profmoniqueviana@hotmail." "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69042 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2402 "inscrito_id" => 4505 "titulo" => "O GÊNERO MULTIMODAL TIRAS SOB A PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O 9º ANO" "resumo" => """ RESUMO\r\n \r\n ESTE TRABALHO APRESENTA UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NOS MOLDES DE LOPES-ROSSI (2011), ENVOLVENDO O GÊNERO MULTIMODAL TIRAS. A REFERIDA SEQUÊNCIA POSTULA COMO OBJETIVO POTENCIALIZAR UMA PRÁTICA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO CRÍTICO-COMPREENSIVA, CONSIDERANDO O CENÁRIO CONTEMPORÂNEO MARCADO PELA MULTIMODALIDADE DOS TEXTOS E PELOS MULTILETRAMENTOS. NESSA PERSPECTIVA, A BASE TEÓRICA PARA NOSSA PROPOSTA UTILIZA AS TEORIAS DE KLEIMAN (2010), ROJO (2013), STREET (1984; 2007), NO TOCANTE AOS ASPECTOS DOS LETRAMENTOS/MULTILETRAMENTOS, BAKHTIN (1997) E MARCUSCHI (2008) NA FUNDAMENTAÇÃO DO GÊNERO, RAMOS (2017) E RAMA; VERGUEIRO (2009), SOBRE O GÊNERO TIRINHAS E OS POSTULADOS DE LOPES-ROSSI (2011) ACERCA DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA. A REFERIDA SEQUÊNCIA É VOLTADA PARA TURMAS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II, DE UMA ESCOLA PÚBLICA, SITUADA NA CIDADE DE ARAÇAGI/PB. DESTACAMOS QUE O GÊNERO TIRINHAS É COMPOSTO POR ELEMENTOS VISUAIS E ESTRATÉGIAS TEXTUAL-DISCURSIVAS, O QUE PODE PROMOVER PRÁTICAS DE LEITURA NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS. DESSE MODO, A PROPOSTA DE INTERVENÇÃO UTILIZANDO UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONTRIBUI PARA QUE OS ALUNOS POSSAM VIVENCIAR MOMENTOS DE LEITURA, ANÁLISE E PRODUÇÃO DE NOVOS TEXTOS, POTENCIALIZANDO OS MULTILETRAMENTOS, ALÉM DE REFORÇAR QUE HÁ A POSSIBILIDADE DE TRAZERMOS PARA A ESCOLA, OS TEXTOS QUE CIRCULAM NO COTIDIANO, ATRIBUINDO MAIS SENTIDO AO ATO DE LER E AO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA, PREPARANDO OS ALUNOS PARA ATUAREM DE FORMA MAIS CRÍTICA E AUTÔNOMA NOS DIFERENTES CONTEXTOS SOCIOCOMUNICATIVOS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ENSINO., SEQUÊNCIA DIDÁTICA., MULTILETRAMENTOS, TIRAS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID4505_30092020235832.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MONIQUE VIANA DE OLIVEIRA ANGEL" "autor_nome_curto" => "MONIQUE VIANA" "autor_email" => "profmoniqueviana@hotmail." "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }