O ENTRE-PAREDES E O ESTAR DO LADO DE FORA:
A POSSIBILIDADE DE RESSIGNIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO PÓS –PANDEMIA DA COVID 19
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69017 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2574 "inscrito_id" => 6880 "titulo" => """ O ENTRE-PAREDES E O ESTAR DO LADO DE FORA:\r\n A POSSIBILIDADE DE RESSIGNIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO PÓS –PANDEMIA DA COVID 19 """ "resumo" => "A SUSPENSÃO DO CONVÍVIO ESCOLAR DE CRIANÇAS POR CONTA DE UM VÍRUS QUE DISSEMINOU UM CENÁRIO DESOLADOR E MUITAS INCERTEZAS. APARENTA TRATAR-SE DE UMA CONJUNTURA LITERÁRIA FICCIONAL, MAS ESTA É A REALIDADE DE PAIS E PROFESSORES NO ANO DE 2020. A NECESSÁRIA RESSIGNIFICAÇÃO DE ATUAÇÃO COM AS AÇÕES EDUCATIVAS POR MEIO DIGITAL, DEMONSTROU SUA AMPLA ACEITAÇÃO E FACILIDADES NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, MAS QUANTO À EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA? COM SUA IDENTIDADE PRÓPRIA, SUA FUNDAMENTAÇÃO NO CUIDAR E NO EDUCAR, NOS LAÇOS, NAS PROXIMIDADES. DIVERSOS DILEMAS. PASSADOS SETE MESES, AS ESCOLAS APONTAM PARA UM RETORNO AS ATIVIDADES, AINDA COM EXISTÊNCIA DO VÍRUS E SEM PROTEÇÃO VACINAL. AS RECOMENDAÇÕES DAS AUTORIDADES APONTAM PARA PERMANÊNCIA DA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA EM ESPAÇOS ABERTOS E AMPLOS, COMO JARDINS, QUADRAS, CAMPOS DE AREIA EM QUE HAJA VENTILAÇÃO NATURAL. EIS A QUESTÃO: ESTRUTURA PRECÁRIA DAS ESCOLAS INFANTIS PÚBLICAS, FORMAÇÃO DOCENTE ARREIGADA AS SALAS DE REFERÊNCIA. MUDANÇAS SERÃO EXIGIDAS DO ESTADO E DOS PROFESSORES, E JÁ ESTÃO ACONTECENDO. ESSE ESTUDO OBJETIVA DIALOGAR SOBRE ESSE PROCESSO DE DESLOCAMENTO DAS SALAS DE REFERÊNCIA PARA O AR LIVRE E AS IMPLICAÇÕES DISSO PARA MUDANÇAS FIXAS NAS PRÁTICAS DE PROFESSORES DA INFÂNCIA NO PERÍODO PÓS- PANDEMIA ESSE ESTUDO SE APOIA NAS DISCUSSÕES DE TIRIBA (2010), CAMPOS ET.AL(2020), BARROS (2018,) FLEURY; SILVA (2019), TOMÉ (2020). OS RESULTADOS APONTAM AS BENESSES DA PERMANÊNCIA DAS CRIANÇAS EM ÁREAS ABERTAS, PRINCIPALMENTE PARA SAÚDE, DO CONTATO COM A NATUREZA E DO SURGIMENTO DE NOVAS PRÁTICAS, SEM, CONTUDO DELIMITAR QUE DE FATO ESSAS MUDANÇAS OCORRERÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "PANDEMIA COVID-19,, EDUCAÇÃO INFANTIL,, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS,, SALAS DE REFERÊNCIA,, AR LIVRE." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA9_ID6880_01102020183910.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ORLANE FERNANDES SILVA" "autor_nome_curto" => "ORLANE" "autor_email" => "orlanefernandessilva@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69017 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2574 "inscrito_id" => 6880 "titulo" => """ O ENTRE-PAREDES E O ESTAR DO LADO DE FORA:\r\n A POSSIBILIDADE DE RESSIGNIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO PÓS –PANDEMIA DA COVID 19 """ "resumo" => "A SUSPENSÃO DO CONVÍVIO ESCOLAR DE CRIANÇAS POR CONTA DE UM VÍRUS QUE DISSEMINOU UM CENÁRIO DESOLADOR E MUITAS INCERTEZAS. APARENTA TRATAR-SE DE UMA CONJUNTURA LITERÁRIA FICCIONAL, MAS ESTA É A REALIDADE DE PAIS E PROFESSORES NO ANO DE 2020. A NECESSÁRIA RESSIGNIFICAÇÃO DE ATUAÇÃO COM AS AÇÕES EDUCATIVAS POR MEIO DIGITAL, DEMONSTROU SUA AMPLA ACEITAÇÃO E FACILIDADES NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, MAS QUANTO À EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA? COM SUA IDENTIDADE PRÓPRIA, SUA FUNDAMENTAÇÃO NO CUIDAR E NO EDUCAR, NOS LAÇOS, NAS PROXIMIDADES. DIVERSOS DILEMAS. PASSADOS SETE MESES, AS ESCOLAS APONTAM PARA UM RETORNO AS ATIVIDADES, AINDA COM EXISTÊNCIA DO VÍRUS E SEM PROTEÇÃO VACINAL. AS RECOMENDAÇÕES DAS AUTORIDADES APONTAM PARA PERMANÊNCIA DA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA EM ESPAÇOS ABERTOS E AMPLOS, COMO JARDINS, QUADRAS, CAMPOS DE AREIA EM QUE HAJA VENTILAÇÃO NATURAL. EIS A QUESTÃO: ESTRUTURA PRECÁRIA DAS ESCOLAS INFANTIS PÚBLICAS, FORMAÇÃO DOCENTE ARREIGADA AS SALAS DE REFERÊNCIA. MUDANÇAS SERÃO EXIGIDAS DO ESTADO E DOS PROFESSORES, E JÁ ESTÃO ACONTECENDO. ESSE ESTUDO OBJETIVA DIALOGAR SOBRE ESSE PROCESSO DE DESLOCAMENTO DAS SALAS DE REFERÊNCIA PARA O AR LIVRE E AS IMPLICAÇÕES DISSO PARA MUDANÇAS FIXAS NAS PRÁTICAS DE PROFESSORES DA INFÂNCIA NO PERÍODO PÓS- PANDEMIA ESSE ESTUDO SE APOIA NAS DISCUSSÕES DE TIRIBA (2010), CAMPOS ET.AL(2020), BARROS (2018,) FLEURY; SILVA (2019), TOMÉ (2020). OS RESULTADOS APONTAM AS BENESSES DA PERMANÊNCIA DAS CRIANÇAS EM ÁREAS ABERTAS, PRINCIPALMENTE PARA SAÚDE, DO CONTATO COM A NATUREZA E DO SURGIMENTO DE NOVAS PRÁTICAS, SEM, CONTUDO DELIMITAR QUE DE FATO ESSAS MUDANÇAS OCORRERÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "PANDEMIA COVID-19,, EDUCAÇÃO INFANTIL,, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS,, SALAS DE REFERÊNCIA,, AR LIVRE." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA9_ID6880_01102020183910.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ORLANE FERNANDES SILVA" "autor_nome_curto" => "ORLANE" "autor_email" => "orlanefernandessilva@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }