O PRESENTE ARTIGO ORIGINA-SE DE UMA PESQUISA DE MESTRADO QUE INICIOU EM 2019, FOI APROVADA POR MEIO DE EXAME DE QUALIFICAÇÃO E ENCONTRA-SE EM ANDAMENTO. TAL PESQUISA TEM POR OBJETIVO INVESTIGAR QUAL(IS) FOI(FORAM) A(S) CONTRIBUIÇÃO(ÕES) DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) NA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGAS/OS DE UMA UNIVERSIDADE ESTADUAL. BUSCA POR MEIO DE SEUS OBJETIVOS ESPECÍFICOS PRESENTAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REALIZADAS PELAS/OS BOLSISTAS RESIDENTES NO PERCURSO DO PRP, IDENTIFICAR AS OS SABERES E APRENDIZAGENS EFETIVADAS NO DECORRER DO PERÍODO DE ATUAÇÃO COMO RESIDENTES E DESTACAR OS PRINCIPAIS DESAFIOS ENFRENTADOS POR ELAS/ES AO LONGO DO PROCESSO DE VIVÊNCIA DA RESIDÊNCIA. PARA QUE ISSO SEJA POSSÍVEL A PESQUISA CONTA COM ABORDAGEM QUALITATIVA, ALÉM DE BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, CONTA TAMBÉM COM COLETA DE DADOS E COM A ANÁLISE INTERPRETATIVA PARA SISTEMATIZAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS. A PESQUISA EM ANDAMENTO VISA TRAZER CONTRIBUIÇÕES AO CAMPO TEÓRICO, BEM COMO AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA LINHA POLÍTICAS PÚBLICAS, ENSINO E FORMAÇÃO, A QUAL É PERTENCENTE, E SER UM ESTUDO QUE PODE SUBSIDIAR DISCUSSÕES FUTURAS ACERCA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORAS/ES DE ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.