A (RE)SSIGNIFICAÇÃO DE SENTIDOS EM A MORENA GUIOMAR, DE GLÁUCIA LEMOS.Fabricia dos SANTOSUniversidade Federal Da BahiaA literatura infantojuvenil tem alcançado uma proliferação de textos nos quais se abre espaço às diferenças, à ambiguidade e à pluralidade de significações constituídas no processo de leitura. Nessa perspectiva, A Morena Guiomar (1991), de Gláucia Lemos, apresenta jovens marginalizados como protagonistas, ressaltando-lhes as práticas culturais, os anseios e as dúvidas, por meio de uma narrativa linear. Portanto, o presente trabalho empreende uma análise voltada para a reorganização das experiências do leitor no momento em que ele se reconhece e se identifica no espaço da leitura, atuando para a constituição simbólica de novas realidades, através de uma relação dialógica com o texto. Como salienta Cademartori (2010), essa relação se estabelece no jogo com as palavras e com as imagens na medida em que os sentidos vão sendo construídos e ressignificados.