A EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA ALIADA AS TÉCNICAS DE APRENDIZAGEM, CORROBORAM PARA O INCENTIVO E DESENVOLVIMENTO DE EMPRESAS FAZENDO COM QUE AS PESSOAS DESPERTEM UM CERTO INTERESSE POR ESTA ÁREA. UMA DAS ETAPAS ESSENCIAIS PARA UMA BOA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA É A ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO, ANALISAR TENDÊNCIAS E OPORTUNIDADES, ENTRE OUTRAS, ESTES MECANISMOS FAZEM PARTE DO MARKETING, ESTE, ESSENCIAL PARA A SOBREVIVÊNCIA DE QUALQUER EMPRESA. COM O SURGIMENTO DAS FERRAMENTAS DE MARKETING ATRAVÉS DA INTERNET, AS EMPRESAS INCORPORAM-SE NOS MEIOS ONLINE ASPIRANDO MAIOR VISIBILIDADE AOS NEGÓCIOS. ASSIM, VIABILIZOU-SE A NECESSIDADE DE ELABORAR UMA PESQUISA QUE ABRANGESSE AS REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTAS POTENCIADORAS DE MARKETING EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NA CIDADE DE CODÓ-MA. A PESQUISA DE NATUREZA DESCRITIVA E QUANTITATIVA TENDO COMO OBJETIVO NORTEADOR ANALISAR A REALIDADE DOS MICRO E PEQUENOS EMPRESÁRIOS, NO QUE INFERE O USO DAS REDES SOCIAIS, EM ESPECIAL, – INSTAGRAM E FACEBOOK – COMO FERRAMENTAS PARA POTENCIALIZAR O MARKETING DIGITAL NOS EMPREENDIMENTOS, DE MANEIRA ESPECÍFICA PRETENDE-SE IDENTIFICAR COMO AS EMPRESAS UTILIZAM AS REDES SOCIAIS COMO ESTRATÉGIAS PARA SEU DESENVOLVIMENTO E, SIMULTANEAMENTE, CARACTERIZAR AS INFLUÊNCIAS DAS REDES SOCIAIS NA EVOLUÇÃO DESTAS. DESSE MODO, OS RESULTADOS EXPLANARAM QUE AS REDES SOCIAIS SÃO FERRAMENTAS ESTRATÉGICAS QUE CONTRIBUEM SIGNIFICATIVAMENTE PARA O DESENVOLVIMENTO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NA CIDADE E QUE A EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA É CADA VEZ MAIS ESSENCIAL NA FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS QUE BUSCAM O SUCESSO PROFISSIONAL.