ESTE ARTIGO DEBRUÇA-SE SOBRE O PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES EM EFETIVO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA EM ARTICULAÇÃO COM AS TRAJETÓRIAS DE VIDA/ESCOLARIZAÇÃO, PARTINDO DESTES SUJEITOS ENVOLVIDOS COM SUAS HISTÓRIAS DE VIDA E MEMÓRIAS DO PROCESSO. OBJETIVA, PORTANTO, COMPREENDER COMO FORAM CONSTITUÍDAS AS TRAJETÓRIAS DESTES SUJEITOS A PARTIR DAS SUAS MEMÓRIAS, NO INTUITO DE PERCEBER COMO ESTAS ATRAVESSARAM A FORMAÇÃO DOCENTE. PARA TANTO ESCOLHEMOS TRILHAR PELA ABORDAGEM (AUTO)BIOGRÁFICA BUSCANDO NAS MEMÓRIAS CONHECER O CONTEXTO VIVIDO PELOS SUJEITOS EM SEU PROCESSO DE VIDA-FORMAÇÃO, A FIM DE MERGULHAR NAS SUAS HISTÓRIAS PARA CONHECER TODO O PROCESSO VIVENCIADO NA INFÂNCIA E NAS RELAÇÕES COM A ESCOLA. DIVIDIDO EM QUATRO PARTES E RESPALDADO NOS ESTUDOS DE KENSKI (1994), BOSI (1994), THOMPSON (1992), CATANI (1997), SOUZA (2006) E CHIZZOTI (1991), O ARTIGO TRAZ INICIALMENTE UMA ABORDAGEM INTRODUTÓRIA, EM SEGUIDA DISCUTE À LUZ DAS TEORIAS ATUAIS A TRÍADE HISTÓRIA DE VIDA, MEMÓRIA E FORMAÇÃO DOCENTE, PARA LOGO DEPOIS, COM UM VIÉS NO CAMPO EMPÍRICO, APRESENTAR OS FRAGMENTOS DE HISTÓRIA DE VIDA E PARA NÃO CONCLUIR, MAS ABRIR NOVAS REFLEXÕES, APRESENTA NARRATIVAS QUE RESPALDAM AS MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DE VIDA COMO FUNDAMENTAIS PARA O PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES EM SERVIÇO. OS RESULTADOS INDICAM QUE NO EXERCÍCIO DA REFLEXÃO DEIXAMOS NOSSAS MARCAS, REGISTRANDO PENSAMENTOS, SONHOS E DESEJOS CONSTRUÍDOS NO CAMINHAR. ATRAVÉS DAS MEMÓRIAS REVIVEMOS E RECONFIGURAMOS O NOSSO FAZER, POIS SÃO ELES A EXTENSÃO DA NOSSA AÇÃO, DO NOSSO MOVIMENTO DO FAZER/CONSTRUIR.