LINGUAGEM, AUTISMO E PEDAGOGIA: UMA DISCUSSÃO A LUZ DA TEORIA ENUNCIATIVA BENVENISTIANA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68822 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 959 "inscrito_id" => 5899 "titulo" => "LINGUAGEM, AUTISMO E PEDAGOGIA: UMA DISCUSSÃO A LUZ DA TEORIA ENUNCIATIVA BENVENISTIANA" "resumo" => "ESTE TRABALHO É FRUTO DE UM ESTÁGIO EM UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROPEDAGOGIA COM CRIANÇAS QUE ESTÃO NO TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA). A RELEVANCIA DESTE TRABALHO ESTÁ EM DISCUTIR A LINGUAGEM NA PERSPECTIVA LINGUISTICA DA ENUNCIAÇÃO EM BENVENISTE, AINDA DESCONHECIDA PELOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO QUE TRABALHAM NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. NA BUSCA DE SUPERAR A IDEIA DE QUE AUTISTA NÃO TEM LINGUAGEM. USAMOS FUNDAMENTALMENTE BENVENISTE (1991) SEUS CONCEITOS DE LINGUAGEM, SUBJETIVIDADE, ENUNCIAÇÃO, QUE O SUJEITO SE CONSTITUI PELA E NA LINGUAGEM. ENTENDEMOS QUE O AUTISTA ESTAR NA LINGUAGEM DE MANEIRA SINGULAR. SOMOS OBJETIVOS: ANALISAR A LUZ DA TEORIA LINGUÍSTICA ENUNCIATIVA BENVENISTIANA AS FALAS DE MÃES NO QUE SE REFERE A LINGUAGEM DE SEUS FILHOS. RELATAR E DISCUTIR A LUZ DA TEORIA LINGUÍSTICA ENUNCIATIVA ESTES ELEMENTOS QUE REMETAM A LINGUAGEM NO AUTISMO A PARTIR DO QUE AS MÃES DESCREVEM, E REFLETIR SOBRE A LINGUAGEM NO AUTISMO APRENDIDAS PELAS MÃES EM CONTRAPONTO COM A ÓTICA LINGUISTICA. PESQUISA QUALITATIVA, DE CARÁTER EXPLICATIVO. DESTACAMOS O RECORTE DA CONVERSA EM QUE DUAS MÃES DESCREVEM A VIDA EDUCACIONAL DE SEUS FILHOS. A PARTIR DESDE RECORTE PERCEBE-SE QUE O ENTENDIMENTO DE LINGUAGEM APRENDIDAS PELAS MÃES, ESTÁ MUITO ATRELADA A COMPREENSÃO QUE TEM A PROFESSORA DE SEUS FILHOS EM RELAÇÃO A LINGUAGEM NO AUTISMO. O ENTENDIMENTO DE LINGUAGEM COMO MERO INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO É NÍTIDO NAS FALAS DAS MÃES E TAMBÉM DA PROFESSORA. ENTENDEMOS QUE ISTO NEGA A CONDIÇÃO DE SUJEITO LINGUÍSTICO DISCUTIDA EM BENVENISTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LINGUAGEM, AUTISMO, PEDAGOGIA, TEORIA ENUNCIATIVA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID5899_30082020105134.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AURINETE MARIA DOS SANTOS SOUZA" "autor_nome_curto" => "AURINETE SOUZA" "autor_email" => "auri-pedagogia@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATOLICA DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68822 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 959 "inscrito_id" => 5899 "titulo" => "LINGUAGEM, AUTISMO E PEDAGOGIA: UMA DISCUSSÃO A LUZ DA TEORIA ENUNCIATIVA BENVENISTIANA" "resumo" => "ESTE TRABALHO É FRUTO DE UM ESTÁGIO EM UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROPEDAGOGIA COM CRIANÇAS QUE ESTÃO NO TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA). A RELEVANCIA DESTE TRABALHO ESTÁ EM DISCUTIR A LINGUAGEM NA PERSPECTIVA LINGUISTICA DA ENUNCIAÇÃO EM BENVENISTE, AINDA DESCONHECIDA PELOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO QUE TRABALHAM NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. NA BUSCA DE SUPERAR A IDEIA DE QUE AUTISTA NÃO TEM LINGUAGEM. USAMOS FUNDAMENTALMENTE BENVENISTE (1991) SEUS CONCEITOS DE LINGUAGEM, SUBJETIVIDADE, ENUNCIAÇÃO, QUE O SUJEITO SE CONSTITUI PELA E NA LINGUAGEM. ENTENDEMOS QUE O AUTISTA ESTAR NA LINGUAGEM DE MANEIRA SINGULAR. SOMOS OBJETIVOS: ANALISAR A LUZ DA TEORIA LINGUÍSTICA ENUNCIATIVA BENVENISTIANA AS FALAS DE MÃES NO QUE SE REFERE A LINGUAGEM DE SEUS FILHOS. RELATAR E DISCUTIR A LUZ DA TEORIA LINGUÍSTICA ENUNCIATIVA ESTES ELEMENTOS QUE REMETAM A LINGUAGEM NO AUTISMO A PARTIR DO QUE AS MÃES DESCREVEM, E REFLETIR SOBRE A LINGUAGEM NO AUTISMO APRENDIDAS PELAS MÃES EM CONTRAPONTO COM A ÓTICA LINGUISTICA. PESQUISA QUALITATIVA, DE CARÁTER EXPLICATIVO. DESTACAMOS O RECORTE DA CONVERSA EM QUE DUAS MÃES DESCREVEM A VIDA EDUCACIONAL DE SEUS FILHOS. A PARTIR DESDE RECORTE PERCEBE-SE QUE O ENTENDIMENTO DE LINGUAGEM APRENDIDAS PELAS MÃES, ESTÁ MUITO ATRELADA A COMPREENSÃO QUE TEM A PROFESSORA DE SEUS FILHOS EM RELAÇÃO A LINGUAGEM NO AUTISMO. O ENTENDIMENTO DE LINGUAGEM COMO MERO INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO É NÍTIDO NAS FALAS DAS MÃES E TAMBÉM DA PROFESSORA. ENTENDEMOS QUE ISTO NEGA A CONDIÇÃO DE SUJEITO LINGUÍSTICO DISCUTIDA EM BENVENISTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LINGUAGEM, AUTISMO, PEDAGOGIA, TEORIA ENUNCIATIVA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID5899_30082020105134.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AURINETE MARIA DOS SANTOS SOUZA" "autor_nome_curto" => "AURINETE SOUZA" "autor_email" => "auri-pedagogia@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATOLICA DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }