O PRESENTE ARTIGO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR FATORES QUE PODEM LEVAR AO SUIC?DIO ENTRE UNIVERSIT?RIOS. A PROBLEM?TICA SE LEVANTA QUANDO NOS PERGUNTAMOS: ? NECESS?RIO QUE AOS 20 E POUCOS ANOS TEMOS QUE CONQUISTAR TUDO QUE ALMEJAMOS JUNTAMENTE COM O DESEJO DE REALIZAR E RESPONDER AS PERSPECTIVAS DE TERCEIROS? QUANDO SE FINALIZA O ENSINO M?DIO OU SE COMPLETA UMA DETERMINADA IDADE, A SOCIEDADE IMP?E DIVERSAS ?OBRIGA??ES?, COMO: FACULDADE, EMPREGO, CONSTRU??O DE FAM?LIA, ENTRE OUTRAS. MUITAS DAS VEZES O UNIVERSIT?RIO EST? CURSANDO UMA FACULDADE, COMO LHE FOI DETERMINADO, POR?M, O CURSO PARA QUAL FOI APROVADO OU PARA QUAL PODE PAGAR, N?O ? O CURSO DOS SONHOS. MUITOS POR N?O CONSEGUIREM CONCILIAR ESSA NOVA FASE COM OS DIVERSOS FATORES QUE OS RODEIAM, ACABAM COMETENDO O SUIC?DIO. O SUIC?DIO AINDA ? UM ASSUNTO POUCO ABORDADO NA SOCIEDADE, POIS, COMO UM FEN?MENO QUE CONTRAP?E OPINI?ES, MUITOS ACREDITAM QUE N?O DEVE-SE FALAR SOBRE TAL ASSUNTO, E OUTROS ACREDITAM QUE DEVEMOS FALAR SIM SOBRE ESSE ASSUNTO, PRINCIPALMENTE ENTRE JOVENS. PARA FALARMOS SOBRE SUIC?DIO NAS UNIVERSIDADES TEMOS QUE COMPREENDER O PROCESSO DE MUDAN?A QUE CADA ALUNO PASSA, FASE QUE MUITOS ESCOLHEM UMA DETERMINADA PROFISS?O, A??O QUE REFLETIR? NO SEU FUTURO, MOMENTO DE MUITA COBRAN?A E ESCOLHAS DIF?CEIS. SENDO ASSIM, TEMOS COMO OBJETIVOS ESPEC?FICOS: CONCEITUAR O SUIC?DIO, COMPREENDER ASPECTOS DEPRESSIVOS NO PER?ODO UNIVERSIT?RIO, BEM COMO, MOSTRAR A IMPORT?NCIA DO DOCENTE COMO AGENTE MEDIADOR DE CONFLITOS. A METODOLOGIA CARACTERIZA-SE COMO PESQUISA BIBLIOGR?FICA E QUALITATIVA COM SEUS OBJETIVOS CARACTERIZADOS COMO DESCRITIVOS, EXPLICATIVOS E EXPLORAT?RIO.