O ARTIGO APRESENTA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA QUE UTILIZA A CONSTRUÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS SUSTENTÁVEIS, COMO ESTRATÉGIA DESENCADEADORA DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, ESTABELECENDO UMA VISÃO FUTURISTA DOS ALUNOS NAS QUESTÕES AMBIENTAIS E PRINCIPALMENTE NO QUE SE REFERE A SUSTENTABILIDADE, BUSCANDO DISSEMINAR A IMPORTÂNCIA DO VIVER O HOJE, PREOCUPADO COM O AMANHÃ E COM O FUTURO. BUSCOU-SE NESTA PESQUISA TRABALHAR ALÉM DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, CONCEITOS COMO: ESCOLA SUSTENTÁVEL, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE, OBJETIVANDO A CONSTRUÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS, A PARTIR DE MATERIAIS DESCARTADOS, CORRELACIONANDO À RESPONSABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL COM O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. A METODOLOGIA DEU-SE POR PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS E PESQUISA DE CAMPO. COMO RESULTADO TEMOS O ENVOLVIMENTO, A INCLUSÃO, A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, A SOCIALIZAÇÃO E DISSEMINAÇÃO DE CONCEITOS IMPORTANTES PARA TORNAR OS ALUNOS CIDADÃOS CRÍTICOS E CONSCIENTES DA PROBLEMÁTICA AMBIENTAL QUE OS RODEIA, ALÉM PROPICIAR MOMENTOS DE INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSOR, TROCAS DE EXPERIÊNCIAS E DISCUSSÕES.