A EDUCAÇÃO BÁSICA ESTÁ PASSANDO, ASSIM COMO AS DEMAIS VERTENTES QUE TANGEM O CAMINHAR DA
SOCIEDADE, POR ATUALIZAÇÕES EM SEUS MÉTODOS E CONCEPÇÕES. NO ÂMBITO EDUCACIONAL NÃO SE PODE
MAIS APENAS ESPERAR QUE O ALUNO DECORE O CONTEÚDO, QUE ELE SENTE E ESCUTE O QUE O PROFESSOR TEM
A DIZER, AS NOVAS ABERTURAS PARA CONCEPÇÃO DE IDEIAS E PENSAMENTOS TRAZIDAS PELA GLOBALIZAÇÃO,
CHEGARAM EM NOSSAS ESCOLAS, E NÃO PODEMOS NOS TORNAR VILÕES FRENTE A ESSA NOVA FACE QUE JÁ SE
INICIOU EM TODAS AS INSTITUIÇÕES E AGORA ESTÃO ESCANDALIZADAS PELA PANDEMIA DO NOVO CORONA
VÍRUS, ATRAVÉS DAS AULAS REMOTAS. CIENTES DA NECESSIDADE DE UMA RESSIGNIFICAÇÃO NAS
METODOLOGIAS DOCENTES, A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO CONFIGURA-
SE COMO UMA FERRAMENTA CAPAZ DE AUXILIAR E TRANSFORMAR OS PROCESSOS EDUCACIONAIS. SENDO
ASSIM OS OBJETIVOS DESTE TRABALHO FORAM: DEMONSTRAR OS ÊXITOS DA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA PHET
NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, BEM COMO APRESENTAR OS RESULTADOS DO ESTUDO DE CAMPO,
REALIZADO COM DUAS TURMAS DE SEGUNDAS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE NOVA RUSSAS-
CE. A ESCOLHA DOS ESTUDANTES SE DEU NO TOCANTE DA PARTICIPAÇÃO DE UMA AULA, ONDE FORAM
UTILIZADAS AS FERRAMENTAS DA PLATAFORMA PHET. OS PRINCIPAIS RESULTADOS APONTAM QUE A
UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS OFERECIDAS POR TAL PLATAFORMA, DISPONÍVEL ONLINE, AUXILIAM NO PROCESSO
DE COMPREENSÃO DOS ASSUNTOS REFERENTES À QUÍMICA, DISCIPLINA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
ESCOLHIDA PARA ESTA PESQUISA, MOSTRANDO OS ÊXITOS NA FUSÃO ENTRE ESCOLA, PLANEJAMENTO,
GLOBALIZAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS.