O PRESENTE TRABALHO TRATA DO RELATO DE EXPERI?NCIA DA MINISTRA??O DA DISCIPLINA ENSINO DE QU?MICA E O TRABALHO DOCENTE PARA UMA TURMA DE 60 DISCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANH?O EM MEIO A PANDEMIA PROVOCADA PELO CORONAV?RUS COVID-19. A EXPERI?NCIA AQUI RELATADA DESCREVE O CEN?RIO ENCONTRADO E OS DESAFIOS ENFRENTADOS E SUPERADOS PELA DOCENTE MINISTRANTE BEM COMO PELOS DISCENTES. NO MOMENTO EM QUE QUASE 90% DOS ESTUDANTES NO BRASIL DEIXARAM DE FREQUENTAR AS ESCOLAS E UNIVERSIDADES OS DOCENTES E DISCENTES TIVERAM QUE LAN?AR M?O DE RECURSOS, METODOLOGIAS E ESTRAT?GIAS QUE OS LEVASSEM A SUPERAR ESSE MOMENTO COM O MENOR PREJU?ZO EDUCACIONAL POSS?VEL. DESSA FORMA FORAM EXPLORADOS RECURSOS TECNOL?GICOS OUTRORA OBSOLETOS E EM DESUSO QUE PROPORCIONASSEM UMA RICA INTERA??O E PROPICIASSEM O SUCESSO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PROPOSTO, DEMONSTRANDO ASSIM A GRANDE CAPACIDADE DE ADAPTA??O DO SER HUMANO FRENTE A NOVOS DESAFIOS E BARREIRAS.