ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR EVIDÊNCIAS DO PROCESSO DE COMPARAÇÃO DE CRIANÇAS ENTRE 4 E 6 ANOS, POR MEIO DE SUAS FALAS E GESTOS NA REALIZAÇÃO DE TAREFAS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA SITUADA NA INTERFACE ENTRE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO INFANTIL E DECORRE DO PROJETO DE PESQUISA INTITULADO “OS PROCESSOS MENTAIS BÁSICOS DO RACIOCÍNIO MATEMÁTICO: ENTRE TAREFAS E CONVERSAS COM AS CRIANÇAS”. CARACTERIZA-SE COMO UM ESTUDO DE ABORDAGEM QUALITATIVA E DE CUNHO EXPLORATÓRIO, REALIZADO POR ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, NO TRANSCURSO DA DISCIPLINA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA. APRESENTA DISCUSSÕES E ANÁLISES REFERENTES A UM DOS PROCESSOS MENTAIS BÁSICOS – COMPARAÇÃO - A PARTIR DAS TAREFAS REALIZADAS POR DUAS CRIANÇAS, JOÃO (6 ANOS) E SOPHIA (5 ANOS), PARTICIPANTES DA PESQUISA. CONCLUI QUE AS CRIANÇAS, POR MEIO DAS TAREFAS REALIZADAS, COMPARAM OBJETOS POR SUAS DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS, MAS AINDA PRECISAM SER INCENTIVADAS COM ATIVIDADES QUE ENVOLVAM COMPARAÇÃO DE QUANTIDADES, O QUE É FUNDAMENTAL PARA A CONSTRUÇÃO DA IDEIA DE NÚMERO.