ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR A LINGUAGEM DA COMIDA E DA ARTE, NELA PRESENTE, COMO SUBSÍDIO IMPORTANTE À FORMAÇÃO DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. SABENDO QUE A EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA SE FUNDA EM PRINCÍPIOS: POLÍTICOS, ÉTICOS E ESTÉTICOS E TEM COMO EIXOS NORTEADORES AS INTERAÇÕES E BRINCADEIRA (DCNEI, 2010), APRESENTAMOS DADOS INICIAIS DE UMA PESQUISA-INTERVENÇÃO (SALUSTIANO, 2006) QUE ESTÁ EM ANDAMENTO E SE DESENVOLVE EM UMA CRECHE MUNICIPAL DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE/PB. DE ABORDAGEM QUALITATIVA (MINAYO, 2009), UTILIZAMOS COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS: ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS (LUDKE E ANDRÉ, 1986/ DESLANDES, 2009), OBSERVAÇÕES LIVRES (TRIVIÑOS, 2006), DENTRE OUTROS INSTRUMENTOS. ASSIM, COM BASE EM DADOS LEVANTADOS, A PARTIR DE OBSERVAÇÕES E REGISTRO EM DIÁRIO DE CAMPO (TRIVÑOS, 2006), BEM COMO MEDIANTE ENTREVISTA REALIZADA COM A GESTORA, PUDEMOS PERCEBER QUE A HORA DA ALIMENTAÇÃO DAS CRIANÇAS OCORRE DE MODO PROGRAMADO, COM TEMPO CRONOMETRADO, SEM INTERAÇÕES LÚDICAS, ESTÉTICAS E/OU SENSORIAIS, ESSA SITUAÇÃO LIMITE IMPEDE QUE A CRIANÇA TENHA A OPORTUNIDADE DE MANUSEAR OS DIFERENTES TIPOS DE ALIMENTOS E ASSIM PERCEBER A ALIMENTAÇÃO COMO LINGUAGEM PASSÍVEL DE INTERAÇÃO ARTÍSTICA E LÚDICA. NOS SUBSIDIA NA REALIZAÇÃO DESSE TRABALHO, ALÉM DO APORTE LEGAL, JÁ ANUNCIADO, A BNCC (2017) E AUTORES COMO: MARTINS ET AL (1988), OSTETTO (2010), HORN (2004), FABBRI (2015), DENTRE OUTROS.