A EDUCAÇÃO AMBIENTAL É UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO, ALÉM DE SER DE VITAL IMPORTÂNCIA PARA SE CHAGAR NUMA SOCIEDADE MAIS SUSTENTÁVEL. A CARTA DE BELGRADO DEFINE ALGUNS OBJETIVOS E DIRETRIZES PARA PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NÃO É SÓ INDISPENSÁVEL DENTRO DA EDUCAÇÃO FORMAL, COMO TAMBÉM NA EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL. O CENTRO APRENDIZ DE PESQUISADOR (CAP), INSERIDO NO CENTRO DE PESQUISA EM MEIO AMBIENTE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (CEPEMA - USP), É UM ESPAÇO DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL, ONDE ALUNOS DA REDE PÚBLICA DA BAIXADA SANTISTA PODEM VISITAR E REALIZAR DIVERSAS ATIVIDADES ONDE UTILIZAM E DESENVOLVEM HABILIDADES CIENTÍFICAS. ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO MOSTRAR EM QUAIS ASPECTOS DOS OBJETIVOS E DIRETRIZES DA CARTA DE BELGRADO O CAP SE ENQUADRA.