A REORGANIZAÇÃO DAS ESCOLAS CAUSADA PELA PANDEMIA DO COVID-19 GEROU UMA PERMUTA DO ENSINO PRESENCIAL PELO REMOTO E ESSA NOVA MANEIRA DE ENSINAR DESENCADEOU MUITAS MUDANÇAS NA PRÁTICA DOCENTE. MEDIANTE ESSE NOVO CENÁRIO FOI REALIZADA UMA PESQUISA COM PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, APLICOU-SE UM QUESTIONÁRIO ON-LINE COM O OBJETIVO DE ANALISAR E COMPREENDER AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR ELES NESSE NOVO CENÁRIO. OS RESULTADOS APONTAM QUE UMA DAS PRINCIPAIS DIFICULDADES ESTÁ RELACIONADA À FALTA DE HABILIDADE NA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS COMO POTENCIAL EDUCATIVO E TAMBÉM, A AUSÊNCIA DA PARTICIPAÇÃO EFETIVA DOS ESTUDANTES NO ENSINO REMOTO. TORNANDO-SE IMPRESCINDÍVEL A FORMAÇÃO CONTINUADA DE QUALIDADE PARA PROFESSORES E RECURSOS QUE PROMOVAM O ENVOLVIMENTO E MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES NAS AULAS NÃO PRESENCIAIS.