CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68250 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 699 "inscrito_id" => 5345 "titulo" => "CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO" "resumo" => "O OBJETIVO DESTE TRABALHO É ABORDAR O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO PARA A GARANTIA DA PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS PEQUENAS DURANTE A ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) NOS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL. O MOTIVO PARA ESTA DEFESA ESTÁ NO PROTAGONISMO DAS CRIANÇAS NAS DECISÕES POLÍTICAS E SOCIAIS, CONQUISTADO NAS ÚLTIMAS DÉCADAS. CONCEPÇÕES DE INFÂNCIA NO CAMPO DA SOCIOLOGIA E OS DOCUMENTOS OFICIAIS ACERCA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NORTEIAM ESTE TRABALHO. SÃO APONTADOS ELEMENTOS DA PRESENÇA DAS CRIANÇAS NA CONSTRUÇÃO DO PPP A PARTIR DOS DOCUMENTOS OFICIAIS QUE VERSAM ESPECIALMENTE SOBRE A GESTÃO DEMOCRÁTICA E, POR FIM, DISCUTE-SE FORMAS DE ESCUTA, REGISTRO E INTERPRETAÇÃO DAS FALAS DAS CRIANÇAS PARA A ELABORAÇÃO DO PPP. É UMA PESQUISA QUALITATIVA, DE BASE BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL. PARA A COLETA DOS DADOS, UTILIZOU-SE DE LEVANTAMENTO DE ESTUDOS ACADÊMICOS SOBRE A TEMÁTICA, BEM COMO O ESTUDO DE PPPS ENCONTRADOS NA INTERNET. UTILIZA-SE FRIEDMANN (2013), CORSARO (2002) E BROUGÈRE (2016) PARA OS CONCEITOS SOBRE INFÂNCIA E CULTURA LÚDICA, E LIBÂNEO (2010, 2013) E PARO (2016) PARA O CAMPO DA GESTÃO ESCOLAR E GESTÃO DEMOCRÁTICA. PERCEBE-SE QUE A PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS PEQUENAS NA ELABORAÇÃO DOS PPPS NA ETAPA DA EDUCAÇÃO INFANTIL AINDA CARECE DE ATENÇÃO PARA QUE AS EXPERIÊNCIAS NOS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL SEJAM EFICIENTES E CONSIGAM INCLUÍ-LAS NESSES DOCUMENTOS OFICIAIS DAS ESCOLAS. NOTA-SE A NECESSIDADE DE COMPREENSÃO CONCEITUAL SOBRE ESSAS TRANSFORMAÇÕES ACERCA DA INFÂNCIA E CRIANÇA E É NECESSÁRIO QUE HAJA DISPONIBILIDADE DE ESCUTA POR PARTE DOS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM NESTES ESPAÇOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS PEQUENAS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA9_ID5345_24082020193922.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS DE SOUZA MACHADO" "autor_nome_curto" => "MARCOS MACHADO" "autor_email" => "machando1@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68250 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 699 "inscrito_id" => 5345 "titulo" => "CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO" "resumo" => "O OBJETIVO DESTE TRABALHO É ABORDAR O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO PARA A GARANTIA DA PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS PEQUENAS DURANTE A ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) NOS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL. O MOTIVO PARA ESTA DEFESA ESTÁ NO PROTAGONISMO DAS CRIANÇAS NAS DECISÕES POLÍTICAS E SOCIAIS, CONQUISTADO NAS ÚLTIMAS DÉCADAS. CONCEPÇÕES DE INFÂNCIA NO CAMPO DA SOCIOLOGIA E OS DOCUMENTOS OFICIAIS ACERCA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NORTEIAM ESTE TRABALHO. SÃO APONTADOS ELEMENTOS DA PRESENÇA DAS CRIANÇAS NA CONSTRUÇÃO DO PPP A PARTIR DOS DOCUMENTOS OFICIAIS QUE VERSAM ESPECIALMENTE SOBRE A GESTÃO DEMOCRÁTICA E, POR FIM, DISCUTE-SE FORMAS DE ESCUTA, REGISTRO E INTERPRETAÇÃO DAS FALAS DAS CRIANÇAS PARA A ELABORAÇÃO DO PPP. É UMA PESQUISA QUALITATIVA, DE BASE BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL. PARA A COLETA DOS DADOS, UTILIZOU-SE DE LEVANTAMENTO DE ESTUDOS ACADÊMICOS SOBRE A TEMÁTICA, BEM COMO O ESTUDO DE PPPS ENCONTRADOS NA INTERNET. UTILIZA-SE FRIEDMANN (2013), CORSARO (2002) E BROUGÈRE (2016) PARA OS CONCEITOS SOBRE INFÂNCIA E CULTURA LÚDICA, E LIBÂNEO (2010, 2013) E PARO (2016) PARA O CAMPO DA GESTÃO ESCOLAR E GESTÃO DEMOCRÁTICA. PERCEBE-SE QUE A PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS PEQUENAS NA ELABORAÇÃO DOS PPPS NA ETAPA DA EDUCAÇÃO INFANTIL AINDA CARECE DE ATENÇÃO PARA QUE AS EXPERIÊNCIAS NOS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL SEJAM EFICIENTES E CONSIGAM INCLUÍ-LAS NESSES DOCUMENTOS OFICIAIS DAS ESCOLAS. NOTA-SE A NECESSIDADE DE COMPREENSÃO CONCEITUAL SOBRE ESSAS TRANSFORMAÇÕES ACERCA DA INFÂNCIA E CRIANÇA E É NECESSÁRIO QUE HAJA DISPONIBILIDADE DE ESCUTA POR PARTE DOS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM NESTES ESPAÇOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS PEQUENAS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA9_ID5345_24082020193922.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS DE SOUZA MACHADO" "autor_nome_curto" => "MARCOS MACHADO" "autor_email" => "machando1@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }