EM LINHAS GERAIS, ESSA PESQUISA SE PROPÕE A ANALISAR O IMPACTO DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS NA EDUCAÇÃO. DESSE MODO, ADOTA PARA SI A EDUCAÇÃO ENQUANTO UM FENÔMENO HISTÓRICO-MATERIAL DA VIDA. É IMPORTANTE SALIENTAR QUE ESSE ENSAIO COMPREENDE A PRIMEIRA ETAPA DA PESQUISA, NORTEADA PELO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO. AO LONGO DA CONSTRUÇÃO TEÓRICA, SE BUSCA CONSTRUIR UM DEBATE PAUTADO NAS CONTRADIÇÕES SÓCIO-ESPACIAIS REFLETIDAS NA EDUCAÇÃO, COM A ÓTICA DA MOVIMENTAÇÃO DO TEMPO PRESENTE. SENDO ASSIM, SE PERCEBE DE ANTEMÃO QUE AS CONDIÇÕES MATERIAIS SÃO DETERMINANTES NO MODO ORGANIZACIONAL DAS ESFERAS DA SOCIEDADE, SOBRETUDO, NESSE CASO, A EDUCAÇÃO. ADEMAIS, PRETENDE INSTIGAR O PÚBLICO-LEITOR A PERCEBER QUE A EDUCAÇÃO É IMPRESCINDÍVEL NAS VIVÊNCIAS SOCIAIS.