CONFORTO E DESCONFORTO DO AMBIENTE ILUMINADO
DENTRO DA SALA DE AULA E A QUALIDADE DO ENSINO E
APRENDIZAGEM
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68196 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2631 "inscrito_id" => 1067 "titulo" => """ CONFORTO E DESCONFORTO DO AMBIENTE ILUMINADO\r\n DENTRO DA SALA DE AULA E A QUALIDADE DO ENSINO E\r\n APRENDIZAGEM """ "resumo" => """ O OBJETIVO DO TRABALHO É VERIFICAR AS CONDIÇÕES DE ILUMINAÇÃO DE SALAS DE AULA PELOS PADRÕES DA\r\n ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT) COMO TAMBÉM A CARGA E CUSTOS HUMANOS. O\r\n PROJETO DE ILUMINAÇÃO DEVE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO DIRETRIZES TÉCNICAS E CONCEITUAIS PONTUAIS, COMO\r\n FUNCIONALIDADE, EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, MINIMIZAÇÃO DE GASTOS OPERACIONAIS E CONFORTO AMBIENTAL E\r\n VISUAL, ALIADOS À NOÇÃO DE BEM-ESTAR, DE MODO A ATENDER ÀS NECESSIDADES FÍSICAS E PSÍQUICAS DAS\r\n PESSOAS QUE EXERCEM ATIVIDADES NOS AMBIENTES ESCOLARES E DEMAIS AMBIENTES E AS SUAS ATIVIDADES\r\n PROFISSIONAIS. REFORÇAR A IMPORTÂNCIA DESTE TIPO DE PESQUISA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM NA\r\n MEDIDA EM QUE FORNECE, A UM SÓ TEMPO, DADOS E INFORMAÇÕES PARA FUTUROS TRABALHOS NESSE\r\n SEGMENTO ESPECÍFICO E OS FUNDAMENTOS PARA QUE SE INICIE, UM CICLO DE ESTUDOS E DE IMPLEMENTAÇÃO\r\n DE NOVAS PESQUISAS QUE POSSAM OBSERVAR OS EFEITOS NA ILUMINAÇÃO NO AMBIENTE DAS SALAS DE AULAS.\r\n O ESTUDO FOI DO TIPO DESCRITIVO COM ABORDAGEM QUALITATIVA E QUANTITATIVA QUE CONSISTE NA COLETA\r\n DE DADOS E ANÁLISE OS ASPECTOS DA ILUMINAÇÃO PARA OS DOCENTES E DISCENTES NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO,\r\n OS CUSTOS HUMANOS DOS ALUNOS DECORRENTES DA ILUMINÂNCIA. A ILUMINÂNCIA DOS ESPAÇOS DA SALA DE\r\n AULA FOI UTILIZADA COMO REFERÊNCIA A NORMA ABNT NBR ISO/CIE 899, QUE TRATA SOBRE ILUMINAÇÃO\r\n NOS ESPAÇOS INTERNOS. COMO RESULTADO, CONTATOU-SE QUE TODAS DAS SALAS DE AULA DA PESQUISA POSSUÍA\r\n A ILUMINÂNCIA MÉDIA ABAIXO DA MÍNIMA DE 300 LUX, RECOMENDADA PELA NORMA E UM ELEVADO CUSTO\r\n HUMANO DECORRENTE DA ILUMINAÇÃO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, ILUMINAÇÃO, CONFORTO VISUAL, RISCO A SAÚDE, ERGONOMIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA17_ID1067_01102020201407.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO VICENTE DE ASSUNÇÃO" "autor_nome_curto" => "THIAGO ASSUNÇÃO" "autor_email" => "tva.assuncao@gmail.com" "autor_ies" => "UFRPE" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68196 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2631 "inscrito_id" => 1067 "titulo" => """ CONFORTO E DESCONFORTO DO AMBIENTE ILUMINADO\r\n DENTRO DA SALA DE AULA E A QUALIDADE DO ENSINO E\r\n APRENDIZAGEM """ "resumo" => """ O OBJETIVO DO TRABALHO É VERIFICAR AS CONDIÇÕES DE ILUMINAÇÃO DE SALAS DE AULA PELOS PADRÕES DA\r\n ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT) COMO TAMBÉM A CARGA E CUSTOS HUMANOS. O\r\n PROJETO DE ILUMINAÇÃO DEVE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO DIRETRIZES TÉCNICAS E CONCEITUAIS PONTUAIS, COMO\r\n FUNCIONALIDADE, EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, MINIMIZAÇÃO DE GASTOS OPERACIONAIS E CONFORTO AMBIENTAL E\r\n VISUAL, ALIADOS À NOÇÃO DE BEM-ESTAR, DE MODO A ATENDER ÀS NECESSIDADES FÍSICAS E PSÍQUICAS DAS\r\n PESSOAS QUE EXERCEM ATIVIDADES NOS AMBIENTES ESCOLARES E DEMAIS AMBIENTES E AS SUAS ATIVIDADES\r\n PROFISSIONAIS. REFORÇAR A IMPORTÂNCIA DESTE TIPO DE PESQUISA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM NA\r\n MEDIDA EM QUE FORNECE, A UM SÓ TEMPO, DADOS E INFORMAÇÕES PARA FUTUROS TRABALHOS NESSE\r\n SEGMENTO ESPECÍFICO E OS FUNDAMENTOS PARA QUE SE INICIE, UM CICLO DE ESTUDOS E DE IMPLEMENTAÇÃO\r\n DE NOVAS PESQUISAS QUE POSSAM OBSERVAR OS EFEITOS NA ILUMINAÇÃO NO AMBIENTE DAS SALAS DE AULAS.\r\n O ESTUDO FOI DO TIPO DESCRITIVO COM ABORDAGEM QUALITATIVA E QUANTITATIVA QUE CONSISTE NA COLETA\r\n DE DADOS E ANÁLISE OS ASPECTOS DA ILUMINAÇÃO PARA OS DOCENTES E DISCENTES NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO,\r\n OS CUSTOS HUMANOS DOS ALUNOS DECORRENTES DA ILUMINÂNCIA. A ILUMINÂNCIA DOS ESPAÇOS DA SALA DE\r\n AULA FOI UTILIZADA COMO REFERÊNCIA A NORMA ABNT NBR ISO/CIE 899, QUE TRATA SOBRE ILUMINAÇÃO\r\n NOS ESPAÇOS INTERNOS. COMO RESULTADO, CONTATOU-SE QUE TODAS DAS SALAS DE AULA DA PESQUISA POSSUÍA\r\n A ILUMINÂNCIA MÉDIA ABAIXO DA MÍNIMA DE 300 LUX, RECOMENDADA PELA NORMA E UM ELEVADO CUSTO\r\n HUMANO DECORRENTE DA ILUMINAÇÃO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, ILUMINAÇÃO, CONFORTO VISUAL, RISCO A SAÚDE, ERGONOMIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA17_ID1067_01102020201407.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO VICENTE DE ASSUNÇÃO" "autor_nome_curto" => "THIAGO ASSUNÇÃO" "autor_email" => "tva.assuncao@gmail.com" "autor_ies" => "UFRPE" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }