O PRESENTE TRABALHO BUSCA APRESENTAR AS CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS DOCENTES
DE UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE ARAGUATINS – TO, QUE RESPONDERAM A UM QUESTIONÁRIO DE FORMA
ANÔNIMA. PARA ISSO, TIVEMOS COMO BASE AS PERSPECTIVAS SOBRE AVALIAÇÃO DE AUTORES COMO LUCKESI,
FERREIRA E PERRENOUD, QUE DESTACAM COMO DEVEM SER DESENVOLVIDOS O ATO DE AVALIAR PARA QUE SEJA
INCLUSIVO. OS RESULTADOS DA PESQUISA INDICAM QUE APESAR DE HAVER RESQUÍCIOS DE MÉTODOS
TRADICIONAIS DE AVALIAÇÃO, OS PROFESSORES BUSCAM USAR ESSA FERRAMENTA PARA MELHORAR A
APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, REVER SUAS METODOLOGIAS E MELHORAR O PROCESSO EDUCACIONAL ESCOLAR.
PORÉM, RESSALTAMOS QUE O PROCESSO AVALIATIVO PRECISA SEMPRE SER ANALISADO E DISCUTIDO, PARA QUE
SEJA USADO COMO FERRAMENTA DE CONTRIBUIÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS.