O ESTUDO AQUI DESENVOLVIDO TRAZ COMO OBJETIVO CENTRAL APRESENTAR AS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA O ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DA RELAÇÃO ESTABELECIDA PELA IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE PERNAMBUCO POR MEIO DAS ESCOLAS QUE ATUAM COM A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL. PARA TANTO, TRABALHAMOS COM AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DESENVOLVIDAS NO BRASIL AOS LONGO DESSES ANOS INICIAIS DO SÉCULO XXI E QUE REFLETIRAM NA CRIAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DESSAS POLÍTICAS EM PERNAMBUCO. O ESTUDO ORA APRESENTADO FAZ PARTE DE UMA PESQUISA EM ANDAMENTO COM ENFOQUE QUALITATIVO E, POR ISSO NÃO POSSUI CONCLUSÕES DEFINITIVAS. POR FIM, ATÉ O MOMENTO, PODEMOS CONCLUIR A PARTIR DAS DISCUSSÕES LEVANTADAS ACERCA DA EDUCAÇÃO FORNECIDA NAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL PELOS PROFESSORES E AUTORIDADES ENTREVISTADAS QUE A ESCOLA NÃO ESTÁ PREPARANDO ADEQUADAMENTE OS ESTUDANTES PARA O INGRESSO E PERMANÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO, MAS QUE, POR OUTRO LADO, REPRESENTA UM AVANÇO NA MELHORIA DA OFERTA DE ENSINO A ESSES MESMOS ESTUDANTES, ATRAVÉS DE UMA FORMAÇÃO CIDADÃ, POIS A CADA ANO QUE PASSA, PODEMOS OBSERVAR MAIS E MAIS ESTUDANTES ADVINDOS DESSAS ESCOLAS INGRESSAREM NAS UNIVERSIDADES NACIONAIS ATRAVÉS DO ENEM, O QUE DEMONSTRA QUE ESSAS ESCOLAS CONSEGUEM DESPERTAR NOS ESTUDANTES A POSSIBILIDADE DE CONTINUIDADE DOS ESTUDOS, ALÉM DE MANTER O ESTADO DE PERNAMBUCO NOS PRIMEIROS LUGARES NO RANKING DA OFERTA DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO ENSINO MÉDIO COM GRANDE CONTRIBUIÇÃO DESSAS ESCOLAS NO RESULTADO DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB) NAS TRÊS ÚLTIMAS EDIÇÕES DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (SAEB).