A INCLUS?O DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO REGULAR DEPENDE DE V?RIOS FATORES, DENTRE ELES A ADAPTA??O DO ESPA?O A FORMA??O DE PROFESSORES, AL?M DA PARTICIPA??O DE TODOS. FOI OBJETIVO DE ESTUDO FAZER UM RASTREAMENTO HIST?RICO DA EDUCA??O ESPECIAL, OBJETIVANDO COMPREENDER OS FATOS QUE INFLUENCIARAM NA PR?TICA DO COTIDIANO ESCOLAR E TAMB?M FAZER UMA ANALISE COM AS LEIS ADQUIRIDAS E SUAS CONQUISTAS ALCAN?ADAS PELAS PESSOAS QUE APRESENTAM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. DURANTE A MAIOR PARTE DA HIST?RIA DA HUMANIDADE, O DEFICIENTE FOI V?TIMA DE SEGREGA??O. NO BRASIL EM MEADOS DA D?CADA DE 90 QUE COME?ARAM AS DISCUSS?ES SOBRE A INCLUS?O ESCOLAR, E SUA EFETIVA??O PR?TICA NAS ESCOLAS P?BLICAS TEM GERADO MUITAS CONTROV?RSIAS E DISCUSS?ES. PARA A CONCLUS?O DESTE ESTUDO FOI DISCUTIDO O MATERIAL TE?RICO LEVANTADO DE ALGUNS AUTORES COM AFINIDADES INCLUSIVAS.