O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR O LUGAR OCUPADO PELAS ARTES VISUAIS NO PLANEJAMENTO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. INICIALMENTE, BUSCOU-SE COMPREENDER: (1) QUE PRINCÍPIOS ORIENTAM HOJE O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL; (2) DE QUE MODO AS ARTES VISUAIS SE INSEREM NESTE CURRÍCULO; (3) E, POR FIM, COMO AS ARTES VISUAIS SÃO INCLUÍDAS NO PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. COMO SUBSÍDIO TEÓRICO, DIFERENTES AUTORES FORAM MOBILIZADOS PARA REFORÇAR CONCEPÇÕES E ANÁLISES, DENTRE OS QUAIS DESTACAM-SE: SUSANA RANGEL VIEIRA DA CUNHA E RODRIGO SABALLA DE CARVALHO (2017) E MARITA MARTINS REDIN ET AL. (2017). A PRESENTE INVESTIGAÇÃO, POR SUA VEZ, CONSTITUI-SE COMO UMA PESQUISA QUALITATIVA EXPLORATÓRIA, TENDO COMO BASE METODOLÓGICA O PROCESSO DE BRICOLAGEM, A PARTIR DA PRODUÇÃO DE DADOS GERADA.