O ESTUDO APRESENTA UMA REFLEX?O SOBRE A INSER??O DE SITUA??ES PROBLEMAS DE FORMA CONTEXTUALIZADA NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR FERNANDO MAGALH?ES EM CACONDE-SP, PARA ALUNOS COM RENDIMENTO APENAS SATISFAT?RIO NAS AULAS DE MATEM?TICA. O OBJETIVO PRINCIPAL ? ANALISAR SE O ENSINO DOS CONTE?DOS MATEM?TICOS EST? SENDO REALIZADOS ATRAV?S DA RESOLU??O DE SITUA??ES PROBLEMAS, COMO TAMB?M COMPARAR O RENDIMENTO DOS ALUNOS DIANTE DE UM PROBLEMA EXTREMAMENTE ALG?BRICO, BEM COMO DE UM PROBLEMA COM FIGURAS. SOBRETUDO TEM A INTEN??O DE VERIFICAR A MANEIRA QUE OS DOCENTES TEM ELABORADO AS SITUA??ES PROBLEMAS E SUA RELA??O COM AS NOVAS TECNOLOGIAS. TRATA-SE DE UMA ABORDAGEM QUANTITATIVA COM APRESENTA??O E TABULA??O DE DADOS ESTAT?STICOS. OS DADOS RECOLHIDOS MEDIANTE APLICA??O DOS INSTRUMENTOS CORRESPONDEM A UMA AN?LISE VOLTADA PARA RESPONDER AOS OBJETIVOS PROPOSTOS. OS RESULTADOS APONTAM QUE OS ALUNOS CONSEGUEM MELHORES RESULTADOS QUANDO EST?O FRENTE A PROBLEMAS DE FORMA CONCRETA, QUE TENHAM ALGUMA RELA??O COM SEU COTIDIANO, BEM COMO A RESIST?NCIA POR PARTE DOS DOCENTES EM RELA??O AO USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTAS DE AUX?LIO DA APRENDIZAGEM. ASSIM, CONCLUI-SE QUE A APLICA??O DE CONTE?DOS MATEM?TICOS CONTEXTUALIZADOS INTERFEREM DIRETAMENTE NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS.