A PEDAGOGIA CRÍTICA COMO APORTE PARA O ENSINO DE BOTÂNICA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 67784 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 535 "inscrito_id" => 2424 "titulo" => "A PEDAGOGIA CRÍTICA COMO APORTE PARA O ENSINO DE BOTÂNICA" "resumo" => "A BOTÂNICA É A ÁREA DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS QUE CONSISTE NO ESTUDO E NA CLASSIFICAÇÃO DOS VEGETAIS EM CATEGORIAS, DE ACORDO COM SUAS CARACTERÍSTICAS SEMELHANTES. A UTILIZAÇÃO DAS PLANTAS PELA HUMANIDADE OCORRE DAS MAIS VARIADAS MANEIRAS, COMO TRATAMENTO, CURA E PREVENÇÃO DE DOENÇAS. UMA PRÁTICA CULTURAL QUE PERPASSA GERAÇÕES EM DIVERSAS FAMÍLIAS POR TODO O MUNDO, OCORRENDO DE MANEIRA NÃO SISTEMATIZADA PELO CONHECIMENTO POPULAR QUE CONTEMPLA O ENSINO INFORMAL, SENDO UMA PRÁTICA ESPONTÂNEA REPASSADA DE FORMA EDUCATIVA PELOS FAMILIARES, AMIGOS E VIVÊNCIAS DO COTIDIANO. A ABORDAGEM DE CONHECIMENTOS TRADICIONAIS NO AMBIENTE ESCOLAR É IMPORTANTE, POIS A ESCOLA CONTRIBUI PARA CONSTRUÇÃO DE VALORES E ESTRATÉGIAS QUE PERMITE AOS DISCENTES UM NOVO CONTATO COM O MEIO NO QUAL CONVIVEM. EM CONSONÂNCIA COM A PEDAGOGIA CRÍTICA, DISCUTIDA POR PENSADORES COMO PAULO FREIRE, É NECESSÁRIO CONSIDERAR NO CURRÍCULO ESCOLAR OS DIVERSOS CONTEXTOS QUE REFLETEM NO AMBIENTE ESCOLAR, COMO AS EXPERIÊNCIAS PESSOAIS DE VIDA DE CADA ENVOLVIDO NO PROCESSO EDUCACIONAL, TORNANDO-AS OBJETO DE ANÁLISE NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM, CONTEMPLANDO AUTORREFLEXÃO, CRÍTICA E POSSIBILIDADES. O PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU A ABORDAGEM DOS CONHECIMENTOS TRADICIONAIS QUE OS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA POSSUEM SOBRE AS PLANTAS MEDICINAIS, ASSOCIANDO-AS AOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS SOBRE ANATOMIA, MORFOLOGIA E SISTEMÁTICA DE PLANTAS, TENDO COMO SUBSÍDIO A PEDAGOGIA CRÍTICA. ESTAS ATIVIDADES, MESMO QUE EM SALA DE AULA E UTILIZANDO DE RECURSOS ALTERNATIVOS, CONTRIBUEM PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E ENVOLVENTE QUE SUBVERTE A EDUCAÇÃO BANCÁRIA CRITICADA POR FREIRE, ESTIMULANDO O EDUCANDO A QUESTIONAR, PROBLEMATIZAR, PESQUISAR E EXPLORAR O MEIO EM QUE VIVE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFORMAL, ENSINO DE CIÊNCIAS, FITOTERÁPICO, PLANTAS MEDICINAIS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA16_ID2424_14082020013225.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WAGNER DE JESUS SILVA" "autor_nome_curto" => "WAGNER SILVA" "autor_email" => "wagner.silva@uesb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA" "autor_imagem" => "5f37eb0e51faa_15082020_110254.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 67784 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 535 "inscrito_id" => 2424 "titulo" => "A PEDAGOGIA CRÍTICA COMO APORTE PARA O ENSINO DE BOTÂNICA" "resumo" => "A BOTÂNICA É A ÁREA DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS QUE CONSISTE NO ESTUDO E NA CLASSIFICAÇÃO DOS VEGETAIS EM CATEGORIAS, DE ACORDO COM SUAS CARACTERÍSTICAS SEMELHANTES. A UTILIZAÇÃO DAS PLANTAS PELA HUMANIDADE OCORRE DAS MAIS VARIADAS MANEIRAS, COMO TRATAMENTO, CURA E PREVENÇÃO DE DOENÇAS. UMA PRÁTICA CULTURAL QUE PERPASSA GERAÇÕES EM DIVERSAS FAMÍLIAS POR TODO O MUNDO, OCORRENDO DE MANEIRA NÃO SISTEMATIZADA PELO CONHECIMENTO POPULAR QUE CONTEMPLA O ENSINO INFORMAL, SENDO UMA PRÁTICA ESPONTÂNEA REPASSADA DE FORMA EDUCATIVA PELOS FAMILIARES, AMIGOS E VIVÊNCIAS DO COTIDIANO. A ABORDAGEM DE CONHECIMENTOS TRADICIONAIS NO AMBIENTE ESCOLAR É IMPORTANTE, POIS A ESCOLA CONTRIBUI PARA CONSTRUÇÃO DE VALORES E ESTRATÉGIAS QUE PERMITE AOS DISCENTES UM NOVO CONTATO COM O MEIO NO QUAL CONVIVEM. EM CONSONÂNCIA COM A PEDAGOGIA CRÍTICA, DISCUTIDA POR PENSADORES COMO PAULO FREIRE, É NECESSÁRIO CONSIDERAR NO CURRÍCULO ESCOLAR OS DIVERSOS CONTEXTOS QUE REFLETEM NO AMBIENTE ESCOLAR, COMO AS EXPERIÊNCIAS PESSOAIS DE VIDA DE CADA ENVOLVIDO NO PROCESSO EDUCACIONAL, TORNANDO-AS OBJETO DE ANÁLISE NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM, CONTEMPLANDO AUTORREFLEXÃO, CRÍTICA E POSSIBILIDADES. O PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU A ABORDAGEM DOS CONHECIMENTOS TRADICIONAIS QUE OS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA POSSUEM SOBRE AS PLANTAS MEDICINAIS, ASSOCIANDO-AS AOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS SOBRE ANATOMIA, MORFOLOGIA E SISTEMÁTICA DE PLANTAS, TENDO COMO SUBSÍDIO A PEDAGOGIA CRÍTICA. ESTAS ATIVIDADES, MESMO QUE EM SALA DE AULA E UTILIZANDO DE RECURSOS ALTERNATIVOS, CONTRIBUEM PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E ENVOLVENTE QUE SUBVERTE A EDUCAÇÃO BANCÁRIA CRITICADA POR FREIRE, ESTIMULANDO O EDUCANDO A QUESTIONAR, PROBLEMATIZAR, PESQUISAR E EXPLORAR O MEIO EM QUE VIVE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFORMAL, ENSINO DE CIÊNCIAS, FITOTERÁPICO, PLANTAS MEDICINAIS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA16_ID2424_14082020013225.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WAGNER DE JESUS SILVA" "autor_nome_curto" => "WAGNER SILVA" "autor_email" => "wagner.silva@uesb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA" "autor_imagem" => "5f37eb0e51faa_15082020_110254.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }