A BOTÂNICA É A ÁREA DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS QUE CONSISTE NO ESTUDO E NA CLASSIFICAÇÃO DOS VEGETAIS EM CATEGORIAS, DE ACORDO COM SUAS CARACTERÍSTICAS SEMELHANTES. A UTILIZAÇÃO DAS PLANTAS PELA HUMANIDADE OCORRE DAS MAIS VARIADAS MANEIRAS, COMO TRATAMENTO, CURA E PREVENÇÃO DE DOENÇAS. UMA PRÁTICA CULTURAL QUE PERPASSA GERAÇÕES EM DIVERSAS FAMÍLIAS POR TODO O MUNDO, OCORRENDO DE MANEIRA NÃO SISTEMATIZADA PELO CONHECIMENTO POPULAR QUE CONTEMPLA O ENSINO INFORMAL, SENDO UMA PRÁTICA ESPONTÂNEA REPASSADA DE FORMA EDUCATIVA PELOS FAMILIARES, AMIGOS E VIVÊNCIAS DO COTIDIANO. A ABORDAGEM DE CONHECIMENTOS TRADICIONAIS NO AMBIENTE ESCOLAR É IMPORTANTE, POIS A ESCOLA CONTRIBUI PARA CONSTRUÇÃO DE VALORES E ESTRATÉGIAS QUE PERMITE AOS DISCENTES UM NOVO CONTATO COM O MEIO NO QUAL CONVIVEM. EM CONSONÂNCIA COM A PEDAGOGIA CRÍTICA, DISCUTIDA POR PENSADORES COMO PAULO FREIRE, É NECESSÁRIO CONSIDERAR NO CURRÍCULO ESCOLAR OS DIVERSOS CONTEXTOS QUE REFLETEM NO AMBIENTE ESCOLAR, COMO AS EXPERIÊNCIAS PESSOAIS DE VIDA DE CADA ENVOLVIDO NO PROCESSO EDUCACIONAL, TORNANDO-AS OBJETO DE ANÁLISE NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM, CONTEMPLANDO AUTORREFLEXÃO, CRÍTICA E POSSIBILIDADES. O PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU A ABORDAGEM DOS CONHECIMENTOS TRADICIONAIS QUE OS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA POSSUEM SOBRE AS PLANTAS MEDICINAIS, ASSOCIANDO-AS AOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS SOBRE ANATOMIA, MORFOLOGIA E SISTEMÁTICA DE PLANTAS, TENDO COMO SUBSÍDIO A PEDAGOGIA CRÍTICA. ESTAS ATIVIDADES, MESMO QUE EM SALA DE AULA E UTILIZANDO DE RECURSOS ALTERNATIVOS, CONTRIBUEM PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E ENVOLVENTE QUE SUBVERTE A EDUCAÇÃO BANCÁRIA CRITICADA POR FREIRE, ESTIMULANDO O EDUCANDO A QUESTIONAR, PROBLEMATIZAR, PESQUISAR E EXPLORAR O MEIO EM QUE VIVE.