O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR ACERCA DA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA NOS CURSOS DE LICENCIATURA, ANALISANDO COMO A LINGUAGEM CARTOGRÁFICA VEM SENDO ABORDADA E COMO OS LICENCIANDOS ESTÃO SENDO PREPARADOS PARA A PRÁTICA DOCENTE. PARA ISSO, REALIZOU-SE UM LEVANTAMENTO DOCUMENTAL NOS SITES DE 16 UNIVERSIDADES PÚBLICAS QUE OFERTAM O CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA, ANALISANDO OS CURRÍCULOS E EMENTAS DAS DISCIPLINAS DE CARTOGRAFIA. ADEMAIS, PARA FUNDAMENTAR, FOI REALIZADA UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, A PARTIR DAS PALAVRAS-CHAVE DO TEXTO, NAS PLATAFORMAS PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES, SCIENTIFIC ELETRONIC LIBRARY ONLINE (SCIELO), RESEARCHGATE E NO GOOGLE ACADÊMICO. CONSTATA-SE QUE ALGUNS PROFESSORES DE GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA ENCONTRAM DIFICULDADES EM ESTABELECER UM PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SATISFATÓRIO NO QUE TANGE AOS CONCEITOS DA CARTOGRAFIA, BEM COMO À INTERPRETAÇÃO DOS RECURSOS GRÁFICOS. SENDO ASSIM, AS ANÁLISES MEDIANTE O USO DA LINGUAGEM CARTOGRÁFICA SÃO SUPERFICIAIS, NÃO ESTIMULANDO DE FORMA ADEQUADA O RACIOCÍNIO ESPACIAL DOS ALUNOS, O QUE IMPLICA EM UM DESENVOLVIMENTO DEFASADO. DIANTE DESSAS CIRCUNSTÂNCIAS, ENTENDE-SE QUE UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DESSA PROBLEMÁTICA CORRESPONDE A LACUNAS VERIFICADAS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS DOCENTES DE GEOGRAFIA NO QUE SE REFERE À CARTOGRAFIA.