RESUMO
O PRESENTE ARTIGO APRESENTA A REVISÃO DE LITERATURA A RESPEITO DA TEMÁTICA, A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ANÁLISE A PARTIR DAS PRODUÇÕES DE TESES. FORAM REALIZADAS PESQUISAS NOS BANCOS DE DADOS DA BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES (BDTD) E NO BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) QUE VERTEM PARA A TEMÁTICA APRESENTADA, ONDE FORAM SELECIONADOS OS RESUMOS DAS TESES PUBLICADAS ENTRE 2007 E 2019. NO QUE DIZ RESPEITO À PESQUISA REALIZADA, OBSERVA-SE QUE A TEMÁTICA INVESTIGADA TEM APRESENTADO CRESCIMENTO NA PRODUÇÃO ACADÊMICA EM NÍVEL DE TESES DE DOUTORADO. NOS ACERVOS PESQUISADOS HÁ 21 TESES TENDO COMO PERTINÊNCIA AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR E A PESSOA COM DEFICIÊNCIA. NO QUE SE REFERE ÀS INFORMAÇÕES CONTIDAS NOS RESUMOS DAS TESES ENCONTRADAS, APUROU-SE QUE AS MESMAS CONTEMPLAM SEIS EIXOS DE ANÁLISES: DIREITO À EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL; POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR; POLÍTICAS DE INCLUSÃO INSTITUCIONAL PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIAS; INGRESSO E PERMANÊNCIA DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR; TRABALHO DOCENTE E EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO SUPERIOR. CONCLUI-SE QUE, AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA TÊM SE CONSTITUÍDO EM UM CAMPO DE PESQUISA PROMISSOR. E, HÁ NECESSIDADE DE SE DESENVOLVER MAIS PESQUISAS REFERENTES À TEMÁTICA E QUE POR MEIO DELAS, POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PODEM SER REIVINDICADAS, ELABORADAS E EFETIVADAS.