A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ANÁLISE A PARTIR DA PRODUÇÃO DE TESES
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 67723 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1501 "inscrito_id" => 2127 "titulo" => "A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ANÁLISE A PARTIR DA PRODUÇÃO DE TESES" "resumo" => """ RESUMO\r\n O PRESENTE ARTIGO APRESENTA A REVISÃO DE LITERATURA A RESPEITO DA TEMÁTICA, A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ANÁLISE A PARTIR DAS PRODUÇÕES DE TESES. FORAM REALIZADAS PESQUISAS NOS BANCOS DE DADOS DA BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES (BDTD) E NO BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) QUE VERTEM PARA A TEMÁTICA APRESENTADA, ONDE FORAM SELECIONADOS OS RESUMOS DAS TESES PUBLICADAS ENTRE 2007 E 2019. NO QUE DIZ RESPEITO À PESQUISA REALIZADA, OBSERVA-SE QUE A TEMÁTICA INVESTIGADA TEM APRESENTADO CRESCIMENTO NA PRODUÇÃO ACADÊMICA EM NÍVEL DE TESES DE DOUTORADO. NOS ACERVOS PESQUISADOS HÁ 21 TESES TENDO COMO PERTINÊNCIA AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR E A PESSOA COM DEFICIÊNCIA. NO QUE SE REFERE ÀS INFORMAÇÕES CONTIDAS NOS RESUMOS DAS TESES ENCONTRADAS, APUROU-SE QUE AS MESMAS CONTEMPLAM SEIS EIXOS DE ANÁLISES: DIREITO À EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL; POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR; POLÍTICAS DE INCLUSÃO INSTITUCIONAL PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIAS; INGRESSO E PERMANÊNCIA DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR; TRABALHO DOCENTE E EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO SUPERIOR. CONCLUI-SE QUE, AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA TÊM SE CONSTITUÍDO EM UM CAMPO DE PESQUISA PROMISSOR. E, HÁ NECESSIDADE DE SE DESENVOLVER MAIS PESQUISAS REFERENTES À TEMÁTICA E QUE POR MEIO DELAS, POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PODEM SER REIVINDICADAS, ELABORADAS E EFETIVADAS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO SUPERIOR, PESSOA COM DEFICIÊNCIA, DIREITO À EDUCAÇÃO, POLÍTICAS EDUCACIONAIS., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA10_ID2127_01092020212818.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO EDUARDO SILVA GALVÃO" "autor_nome_curto" => "PAULO GALVÃO" "autor_email" => "paulo1970edu@gmail.com" "autor_ies" => "UCDB - UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO" "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 67723 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1501 "inscrito_id" => 2127 "titulo" => "A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ANÁLISE A PARTIR DA PRODUÇÃO DE TESES" "resumo" => """ RESUMO\r\n O PRESENTE ARTIGO APRESENTA A REVISÃO DE LITERATURA A RESPEITO DA TEMÁTICA, A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ANÁLISE A PARTIR DAS PRODUÇÕES DE TESES. FORAM REALIZADAS PESQUISAS NOS BANCOS DE DADOS DA BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES (BDTD) E NO BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) QUE VERTEM PARA A TEMÁTICA APRESENTADA, ONDE FORAM SELECIONADOS OS RESUMOS DAS TESES PUBLICADAS ENTRE 2007 E 2019. NO QUE DIZ RESPEITO À PESQUISA REALIZADA, OBSERVA-SE QUE A TEMÁTICA INVESTIGADA TEM APRESENTADO CRESCIMENTO NA PRODUÇÃO ACADÊMICA EM NÍVEL DE TESES DE DOUTORADO. NOS ACERVOS PESQUISADOS HÁ 21 TESES TENDO COMO PERTINÊNCIA AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR E A PESSOA COM DEFICIÊNCIA. NO QUE SE REFERE ÀS INFORMAÇÕES CONTIDAS NOS RESUMOS DAS TESES ENCONTRADAS, APUROU-SE QUE AS MESMAS CONTEMPLAM SEIS EIXOS DE ANÁLISES: DIREITO À EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL; POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR; POLÍTICAS DE INCLUSÃO INSTITUCIONAL PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIAS; INGRESSO E PERMANÊNCIA DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR; TRABALHO DOCENTE E EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO SUPERIOR. CONCLUI-SE QUE, AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA TÊM SE CONSTITUÍDO EM UM CAMPO DE PESQUISA PROMISSOR. E, HÁ NECESSIDADE DE SE DESENVOLVER MAIS PESQUISAS REFERENTES À TEMÁTICA E QUE POR MEIO DELAS, POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PODEM SER REIVINDICADAS, ELABORADAS E EFETIVADAS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO SUPERIOR, PESSOA COM DEFICIÊNCIA, DIREITO À EDUCAÇÃO, POLÍTICAS EDUCACIONAIS., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA10_ID2127_01092020212818.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO EDUARDO SILVA GALVÃO" "autor_nome_curto" => "PAULO GALVÃO" "autor_email" => "paulo1970edu@gmail.com" "autor_ies" => "UCDB - UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO" "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }