A FORMAÇÃO CRÍTICA DO EDUCANDO A DÉCADAS É FRUTO DE DIVERSAS REFLEXÕES E TAMBÉM A BASE DE DIVERSAS CORRENTES TEÓRICAS, COMO A TENDÊNCIA HISTÓRICO CRÍTICA, NESSA PERSPECTIVA DIVERSAS METODOLOGIAS E ABORDAGENS BUSCAM MEIOS PARA DESENVOLVER O CURRÍCULO ESCOLAR VISANDO À FORMAÇÃO INTEGRAL DO ALUNO, DENTRE ELAS O STEAM , ACRÔNIMO DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIA, ENGENHARIA, ARTE E MATEMÁTICA, NESSE CONTEXTO ESSA PESQUISA VISA ANALISAR A RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE A TEORIA HISTÓRICO CRÍTICA E A APLICAÇÃO DA ABORDAGEM STEAM NA FORMAÇÃO CRÍTICA DOS EDUCANDOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA ALCANÇAR ESTE OBJETIVO A PESQUISA REALIZOU UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DOS DOCUMENTOS CURRICULARES NACIONAIS, DOS PRINCIPAIS PENSADORES QUE ABORDAM A TENDÊNCIA HISTÓRICO CRÍTICA E O CONCEITO E A APLICAÇÃO DA ABORDAGEM STEAM NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE, ONDE CONSTATOU-SE QUE A ABORDAGEM APRESENTADA É COERENTE COM O CONSTRUTIVISMO ABORDADO POR PIAGET E VYGOTSKY, POIS OS MESMOS AFIRMAM QUE O OBJETIVO DA EDUCAÇÃO É O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DO EDUCANDO, E ISSO SÓ É POSSÍVEL QUANDO O ESTUDANTE É ESTIMULADO A SER CRIATIVO, INDEPENDENTE, CAPAZ DE RESOLVER PROBLEMAS, OU SEJA, SER UM SER AGENTE DE SUA PRÓPRIA APRENDIZAGEM, COMO PRECONIZA A ABORDAGEM STEAM.